Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/5069
Título: A construção de um objecto do conhecimento histórico. Do arquivo ao texto – a investigação em história das instituições educativas
Autor: Magalhães, Justino
Palavras-chave: História das instituições escolares
Hermenêutica arquivística
Data: Mai-2007
Editora: Programa de Pós-Graduação em Educação - UNISINOS
Citação: Magalhães, Justino (2007). A construção de um objecto do conhecimento histórico. Do arquivo ao texto – a investigação em história das instituições educativas. Educação Unisinos. 1(2), Maio/Agosto 2007: pp. 69-74.
Resumo: Tomados na sua especificidade, os fenômenos educativos referem-se a uma acção que se insere num contexto e evolui num determinado sentido, compreendendo uma materialidade, uma materialização e uma substantivação; uma relação de comunicação, alteridade e transmissão entre agentes e sujeitos; uma projecção e uma apropriação. Abordarei estas questões no quadro paradigmático, complexo e multidimensional, das instituições educativas, focalizado enquanto objecto que se constitui como uma totalidade em organização e em evolução. Adoptarei um registo teórico-prático, procurando referências arquivísticas, hermenêuticas e discursivas neste quadro investigativo específico da histórica das instituições escolares e das práticas educativas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/5069
ISSN: 1519-387X
Aparece nas colecções:FPCE-UOE-HEEC- Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Construção historiográfica-a instituição.pdf142,28 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.