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Título: Programa educacional de desenvolvimento da carreira para alunos CEF e PCA : um estudo exploratório
Autor: Barreira, Cristina Paula Lopes
Orientador: Teixeira, Maria Odília, 1957-
Palavras-chave: Desenvolvimento da carreira
Insucesso escolar
Abandono escolar
Programas educativos
Teses de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: Os factores associados à mudança e ao mercado laboral cada vez mais exigente em termos de competências implicam a preparação dos jovens para gerirem proactivamente a construção da carreira. Consentânea com esta visão, a Educação para a Carreira tem sido considerada no quadro das intervenções de vários países (Watts & Sultana, 2004) e instâncias europeias (Conselho da União Europeia e a OCDE) como um dos instrumentos de desenvolvimento económico e social e estratégia crítica de combate ao insucesso e abandono escolar, para grupos em risco. Com fundamentação sócio-cognitiva e desenvolvimentista da Carreira ao Longo da vida, no âmbito da Educação para a Carreira, a presente investigação propõe traduzir, adaptar, implementar e avaliar o Programa Educacional Desenvolvimento de Carreira (PEDC), nomeadamente, o seu impacto em termos das crenças de auto-eficácia dos alunos, nos domínios académico, pessoal, social e de carreira. Os resultados da avaliação formativa e de processo sugerem que o PEDC apresenta um potencial enquanto programa estruturado de desenvolvimento de competências académicas, pessoais, sociais e de carreira, em contexto escolar com alunos dos Cursos CEF e PCA do 3.º ciclo do Ensino Básico. Contudo, os dados não são conclusivos quanto à eficácia do impacto do programa ao nível da melhoria de auto-eficácia dos alunos nos domínios académico, pessoal, social e de carreira.
Change in the labor market require to young people to be prepared for the future to proactively manage the construction of his career. Consistent with this view, the Career Education has been considered in the context of interventions in several countries (Watts & Sultana, 2004) and European institutions (Council of European Union and OECD) as an critical instrument of economic and social development strategy to combat school failure and dropping out to groups at risk. With socio-cognitive basis of developmental and life-long career as part of Career Education, this research proposes to translate, adapt, implement and evaluate a Career Development Program (PEDC), in particular, to assess their impact on terms of self-efficacy beliefs of students in academic, personal, social and career domains. The results of the formative and process evaluation suggest that the PEDC has potential as a structured program of development of academic, personal, social and career skills, for a group at risk of a junior middle-school (CEF and PCA curriculum). However, the data are inconclusive about the effectiveness of the program's impact in terms of improving students' self-efficacy in academic, personal, social and career domains.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5071
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