Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia (FP) >
FP - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5087

Título: Desafios e necessidades dos professores na resposta a alunos sobredotados em contexto de sala de aula
Autor: Pessoa, Maria Francisca Soares de Albergaria da Costa de Macedo Toscano
Orientador: Santos, Sara Bahia dos, 1959-
Palavras-chave: Sobredotação
Gestão da sala de aula
Práticas educativas
Teses de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: O presente estudo tem como objectivo identificar as necessidades dos professores perante os desafios apresentados por alunos sobredotados, em contexto de sala de aula. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semi-directivas a nove professores de um colégio internacional da região de Lisboa, dos quais quatro leccionam crianças dos seis aos dez anos de idade, quatro leccionam alunos dos catorze aos dezoito e um dos professores lecciona alunos dos três aos dezoito. A entrevista, de natureza exploratória, procurou saber qual a percepção dos professores sobre a definição de sobredotação, as características dos alunos sobredotados e identificar os principais desafios dos professores em lidar com estes alunos, e as necessidades para melhor responder aos mesmos. De uma forma geral, os resultados relativos à definição de sobredotação e à identificação das características dos alunos vão ao encontro da literatura, apesar de cada professor ter uma visão e experiência diferentes. Os principais desafios são relativos à diferenciação curricular e em manter os alunos desafiados e estimulados. Em termos de necessidades, oito pediram mais informação, materiais/recursos adaptados a estes alunos e seis mostraram-se interessados em ter formação na área.
The present study aims to identify the challenges and needs that teachers have, in the classroom setting, to meet the needs of gifted students. The data was collected through semi-directive interviews to nine teachers of an international school in the Lisbon region, four of which teach children from six to ten years old, four teach students between fourteen and eighteen years of age and one teacher teaches students from three to eighteen years of age. The interview, exploratory in nature, sought to explore the teachers' perception on the definition of giftedness, characteristics of gifted students and identify the teachers’ main challenges in dealing with these students, and their needs to better respond to them. Overall, the results concerning the definition of giftedness and identification of the characteristics of students met what is presented in the literature, although each teacher has a different vision and experience. The main challenges are related to curriculum differentiation for these students and keeping the students challenged and stimulated. In terms of needs, eight asked for more information, materials / resources tailored to these students and six were interested in receiving training in the area.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5087
Appears in Collections:FP - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039698_tm.pdf2,95 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE