Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia (FP) >
FP - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5097

Title: Avaliação de um programa de promoção de competências sócio-emocionais : análise de processo dos incidentes críticos negativos
Authors: Reinas, Filipa Isabel Paulino
Advisor: Pinto, Alexandra Marques, 1963-
Keywords: Avaliação de programas
Avaliação formativa
Promoção de competências
Competências sociais
Teses de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Abstract: A presente dissertação incide essencialmente na temática da avaliação de programas, e constitui parte da avaliação formativa e de processo de um programa de promoção de competências sócio-emocionais intitulado “Devagar se vai ao longe” (Raimundo, 2008), construído com base na perspectiva Social and Emotional Learning [SEL]. Esta avaliação baseou-se na análise de conteúdo dos incidentes críticos negativos registados aquando da implementação do respectivo programa. Desta análise resultou uma categorização, que permitiu determinar a frequência de cada um dos incidentes críticos negativos ocorridos nas sessões. Para além disso, permitiu, numa fase final, a construção de uma Checklist que, em futuras aplicações do mesmo programa, facilitará o trabalho do aplicador e contribuirá para simplificar o processo de avaliação da implementação do mesmo.
The present dissertation is essentially focused on the evaluation of programs and it is also a part of the formative and process evaluation of a program to promote social and emotional skills entitled “Slowly but steadly” (Raimundo, 2008), based on the Social and Emotional Learning [SEL] perspective. This evaluation consists on the content analysis of critical and negative incidents registered while the upper referred program was being implemented. From this analysis a categorization occurred which allowed to determine the amount of critical and negative incidents that took place in the sessions. Apart from this, it also allowed, on an ultimate step, the elaboration of a Checklist which, in future uses of the same program, will facilitate the expert´s work and will also contribute to streamline the evaluation process of its implementation.
Description: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5097
Appears in Collections:FP - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039684_tm.pdf305.21 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE