Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5111

Título: Dar sentido à formação : intervenção voluntária no e para o Bairro
Autor: Assunção, Susana Andreia Fallé Quartin de, 1987-
Orientador: Alves, Natália, 1958-
Palavras-chave: Voluntariado - Portugal
Intervenção comunitária
Desenvolvimento local - Portugal
Relatórios de estágio de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: Este trabalho corresponde a um Relatório de Estágio curricular desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ciências de Educação, área de especialização em Formação de Adultos, que decorreu na Animar, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local. A Animar é a entidade coordenadora local do CLDS de Vila Franca de Xira, Projecto Animar o Bairro, e foi neste Projecto que desenvolvi a maioria das tarefas e actividades do meu estágio curricular. Este Projecto tem como finalidade promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multi-sectorial e integrada, através de acções a executar em parceria por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social em territórios deprimidos. Assim, o seu plano de acção conta com diferentes eixos de intervenção, fazendo com que as tarefas que desenvolvi no âmbito do meu estágio curricular tenham sido bastante diversas e em diferentes áreas: emprego, formação e qualificação; intervenção familiar e parental; capacitação das comunidades e das instituições; e informação e acessibilidade. A minha actividade foi sempre orientada em torno de princípios fundamentais quer da associação, como do Projecto, tais como: desenvolvimento local, democracia participativa, igualdade de oportunidades, economia solidária e intervenção comunitária. Tendo em conta os objectivos do meu estágio curricular, diagnostiquei um problema ao nível do Projecto Animar o Bairro e, em forma de resposta, concebi e desenvolvi um Projecto no âmbito do voluntariado. Desta forma, este relatório conta com a apresentação do Projecto Animar o Voluntariado que corresponde ao meu projecto de estágio. Este Projecto tem como finalidade o apoio e formação de pessoas da comunidade que pretendam ser voluntárias e foi concebido e dinamizado tendo em conta alguns princípios, como: visão integrada, planeamento estratégico, avaliação permanente, flexibilidade, territorialização, trabalho em parceria, participação e empowerment.
This work represents a Report Stage developed under the specialization in Adult Education of the Science Education Master’s degree, which was held in Animar, Portuguese Association for Local Development. Animar is the local coordinator of Vila Franca de Xira’s CLDS (Animate the Neighborhood Project), and it was in this project that I developed most of the tasks and activities of my probation. This Project aims, in a multi-sectorial and integrated approach, to promote social inclusion of citizens throught actions implemented in a partnership method, to combat persistent poverty and social exclusion in depressed territories. Thus, its action plan has different intervention axis, so that tasks developed as part of my probation and have been very different and in different areas: employment, training and qualification; parental and family intervention; capacity of the community and institutions; and information and accessibility. My work has always been oriented around the fundamental principles of both the Association as the Project, such as local development, participatory democracy, equal opportunities, social economy and community intervention. Given the objectives of my probation, I’ve diagnosed a problem at the Animate the Neighborhood Project and, derived from that diagnose, I’ve conceived and developed a project under volunteering principles. Thus, this report includes the presentation of the Volunteer Animate Project that corresponds to my stage project. This project aims to support and train people in the community who wish to be volunteer, and was designed and streamlined following certain principles, such as: integrated vision, strategic planning, continuous and permanent evaluation, flexibility, territorialization, partnership working, participation and empowerment .
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/5111
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfp037507_tm.pdf60,03 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia