Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/5115
Título: Mapeando mundos no mundo de futebol : abordagem semiótico-cognitiva dos media alemães
Autor: Sousa, Bibiana Maria Fernandes de, 1964-
Orientador: Almeida, Maria Clotilde, 1956-
Palavras-chave: Língua alemã
Análise do discurso
Metáforas
Futebol
Imprensa desportiva - Alemanha
Linguística cognitiva
Teses de doutoramento - 2012
Data de Defesa: 2011
Resumo: A presente dissertação visa o estudo semiótico dos mapeamentos conducentes a imagens metafóricas vigentes na imprensa alemã (Bild, Sportbild, Kicker, Spiegel, Focus), com especial incidência nas suas versões on-line, durante os Campeonatos Europeus e Munidas de Futebol de 2006 a 2010 a luz do modelo dos espaços mentais de Brandt (2004a) Brandt/Brandt (2005a). Na senda de outros trabalhos de estudo das construções metafóricas e mescladas na imprensa desportiva portuguesa (Almeida (2003, 2004, 2005, 2006a, 2006b, 2010a, 2010b, 2011); Almeida, Órfão, Teixeira (2010); Almeida, Sousa (2010)), a presente dissertação debruça-se sobre as ocorrências metafóricas elaboradas a partir dos mapeamentos dos diversos domínios-fonte da experiência para o domínio-alvo dos eventos futebolísticos, tendo por objetivo elencar o conjunto de imagens presentes nos textos jornalísticos alemães. Tomando como ponto de partida a metáfora conceptual e convencional de DESPORTO E GUERRA” (Lakoff/Johnson, 1980a), analisaremos a panóplia de entrecruzamentos dos diversos mundos no mundo do futebol, numa dupla abordagem qualitativa e quantitativa, por forma a aquilatar a relevância das diversas imagens mescladas na representação dos eventos futebolísticos e dos seus protagonistas, os jogadores de futebol, na imprensa alemã.
This work aims to analyse, in the light of the mental space network advanced by Brandt (2004a) and Brandt/Brandt (2055a), metaphorical mappings that lead to blended constructions, which are used pervasively in the German sport newspapers. Our corpus was extracted from the German newspapers Bild, Sportbild, Kicker, Spiegel and Focus in their paper and online versions, between 2004 and 2010, focussing primarily on the four major football events: two European and two World Championships. Following the footsteps of several previous studies about metaphor and metonymy in German and Portuguese sports papers (Almeida (2003, 2004, 2005, 2006a, 2006b, 2010a, 2010b, 2011); Almeida, Órfão, Teixeira (2010); Almeida, Sousa (2010)), we focused on the metaphorical constructions and their underlying conceptual processes because we believe that the identified metaphors, rooted in several different domains of our experience, reflect the way in which we apprehend and structure social and cultural realities. Taking the conceptual metaphor “SPORT IS WAR” (Lakoff/Johnson, 1980a) into account, we will expand our analysis and study, from a qualitative as well as a quantitative point of view, all the identified blended constructions in which a vast array of ‘worlds’ are conceptually projected onto the ‘world of football’. Based on our findings, we will then assess the relevance of those blended images in the overall representation of the football event and its participants, namely the football players, as architectured by the German sports papers.
Descrição: Tese de doutoramento, Linguística (Linguística Alemã), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/5115
Aparece nas colecções:FL - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulsd061838_td_Bibiana_Sousa.pdf6,31 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.