Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia (FP) >
FP - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5133

Título: Olhar(es) sobre as necessidades das famílias e as respostas de um centro de apoio familiar e aconselhamento parental : um estudo exploratório com famílias e técnicos
Autor: Alves, Bruna Morgado
Orientador: Lind, Wolfgang Rüdiger, 1952-
Palavras-chave: Necessidades das famílias
Apoio familiar
Aconselhamento parental
Promoção de competências
Teses de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: O presente estudo tem como objectivo explorar percepções de famílias e técnicos sobre necessidades das famílias e respostas do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental da Associação Nós. Desenvolvendo este serviço um trabalho com crianças, jovens e famílias em contextos de risco e com diferentes serviços, procuram-se, numa perspectiva ecológica, percepções de diferentes intervenientes neste processo. Para tal recorreu-se, numa abordagem qualitativa, à metodologia de focus group. A amostra inclui quatro grupos: prestadores de cuidados, jovens, técnicos do CAFAP e técnicos de serviços parceiros. Da complexa variedade de dados emergentes percebemos a importância de necessidades das famílias ao nível básico, na percepção de prestadores de cuidados, com especial foco para necessidades económicas, também estas reconhecidas por jovens e técnicos. Necessidades relacionais, afectivas e de disponibilidade e escuta, são também destacadas por jovens, técnicos de serviços parceiros e do CAFAP, respectivamente. Em geral, prestadores de cuidados e jovens parecem ter percepções mais semelhantes quanto às necessidades das famílias, enquanto técnicos se assemelham nas percepções sobre necessidades de crianças e jovens e respostas do CAFAP a este nível, destacando a promoção do bem-estar. Quanto a percepções sobre respostas do CAFAP às famílias, apoio em geral e apoio familiar são destacados por famílias e técnicos de serviços parceiros. Prestadores de cuidados referem também respostas de disponibilidade, compreensão e escuta; técnicos de serviços parceiros realçam a articulação com a comunidade, aconselhamento e promoção de competências; e técnicos do CAFAP destacam respostas terapêuticas e promoção de competências parentais. A satisfação com resultados e apoio recebido foi um dos dados que emergiu com destaque nos discursos das famílias. Em suma, famílias e técnicos mostram-nos visões diferentes que, em alguns aspectos, parecem complementar-se e noutros, despertam pistas para um melhor ajuste entre famílias, entre serviços e entre famílias e serviços, que vise potenciar um trabalho conjunto.
The current study aims to explore families and professionals perceptions on family needs and responses of Family Support and Parental Counseling Center at Associação Nós. By developing this work with children, young people and families at risk contexts and also with different services, in an ecological perspective, this study looks for different stakeholders views in this process. In order to achieve these goals we adopted a qualitative approach and a focus group methodology. The sample includes four groups: caregivers, young people, CAFAP’s professionals, other services that work with CAFAP’s professionals. From the complex variety of emerging data, we realize the importance of basic level needs, on the caregivers’ perceptions, with special focus on economic needs, also recognized by young people and professionals. Relational and emotional needs and also a need for availability and listening are pointed out by young people, other services’ professionals and CAFAP’s professionals, respectively. In general, caregivers and young people seem to have similar views on family needs, while professionals have similar views about children and young people needs and about CAFAP’s service responses at this level, emphasizing the well-being promotion. With regard to CAFAP’s service responses to families, the general support and family support are highlighted by families and other services’ professionals. Caregivers also report availability, listening and comprehension as a CAFAP’s service response. Other services’ professionals also report the connections with community services, counseling and promotion skills. Therapeutic responses and parenting skills promotions are emphasize by CAFAP’s professionals. The satisfaction with the outcomes and support received was an emerged data prominently on families’ speeches. In conclusion, families and professionals showed us different views that, at some points, seemed to complete each other, and in other ones, arouse clues for a better fit between families, between services, and between families and services, that empowers a joint work.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia Clínica Sistémica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5133
Appears in Collections:FP - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039718_tm.pdf4,91 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE