Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5146
Title: Melhorar a abordagem à aprendizagem nas aulas através da metacognição, modelagem e auto-regulação
Author: Morais, Cristiana Isabel Ribeiro
Advisor: Duarte, António Manuel, 1961-
Keywords: Qualidade da aprendizagem
Metacognição
Auto-regulação da aprendizagem
Teses de mestrado - 2011
Defense Date: 2011
Abstract: Esta dissertação de mestrado integrado em psicologia teve por base um estudo que recorreu a uma metodologia de experiência de casos múltiplos que pretendeu modificar as abordagens à aprendizagem nas aulas usadas por alunos do ensino básico e, num caso único, aumentar a qualidade da aprendizagem. O procedimento utilizado visou fomentar a consciencialização metacognitiva e a auto-regulação e recorreu à modelagem das abordagens à aprendizagem nas aulas. Os resultados sugerem que o procedimento de intervenção utilizado poderá facilitar a utilização de uma abordagem de profundidade e de organização à aprendizagem nas aulas, assim como promover a qualidade da aprendizagem.
This integrated master’s thesis in psychology was based in a study that recurred to a multiple cases experience methodology and intended to modify the approaches to learning in classes used by elementary school students and, in a single case, to increase of the quality of learning. The used procedure aimed to promote the metacognitive awareness, self-regulation and recurred to the modeling of the approaches in classes. The results suggest that this intervention procedure can help the utilization of a deep and achieving approach as well as to promote the quality of learning.
Description: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5146
Appears in Collections:FP - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ulfpie039714_tm.pdf1,23 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.