Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia (FP) >
FP - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5146

Título: Melhorar a abordagem à aprendizagem nas aulas através da metacognição, modelagem e auto-regulação
Autor: Morais, Cristiana Isabel Ribeiro
Orientador: Duarte, António Manuel, 1961-
Palavras-chave: Qualidade da aprendizagem
Metacognição
Auto-regulação da aprendizagem
Teses de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: Esta dissertação de mestrado integrado em psicologia teve por base um estudo que recorreu a uma metodologia de experiência de casos múltiplos que pretendeu modificar as abordagens à aprendizagem nas aulas usadas por alunos do ensino básico e, num caso único, aumentar a qualidade da aprendizagem. O procedimento utilizado visou fomentar a consciencialização metacognitiva e a auto-regulação e recorreu à modelagem das abordagens à aprendizagem nas aulas. Os resultados sugerem que o procedimento de intervenção utilizado poderá facilitar a utilização de uma abordagem de profundidade e de organização à aprendizagem nas aulas, assim como promover a qualidade da aprendizagem.
This integrated master’s thesis in psychology was based in a study that recurred to a multiple cases experience methodology and intended to modify the approaches to learning in classes used by elementary school students and, in a single case, to increase of the quality of learning. The used procedure aimed to promote the metacognitive awareness, self-regulation and recurred to the modeling of the approaches in classes. The results suggest that this intervention procedure can help the utilization of a deep and achieving approach as well as to promote the quality of learning.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5146
Appears in Collections:FP - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039714_tm.pdf1,23 MBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia