Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Reitoria (REIT) >
REIT - Mestrados em Ensino >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5148

Title: Aprender história através da arte : a identidade civilizacional da Europa Ocidental
Authors: Martinho, Ana Filipa Antunes
Advisor: Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-
Keywords: História da arte - Europa
Ensino da história
Civilização europeia
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2011
Issue Date: 2011
Abstract: O objectivo do presente trabalho é demonstrar aos alunos a importância da arte no ensino da História, pois permite promover o entendimento das rupturas e continuidades da História, no aspecto sócio - económico, político e cultural. Este relatório propõe um percurso do período romano ao românico. Sempre com o objectivo de promover uma reflexão histórica, bem como uma educação de valores e um respeito pelas diferentes culturas e ainda uma sensibilização para a preservação patrimonial. Durante as aulas optou-se por promover o documento iconográfico de forma a proporcionar um maior interesse dos alunos, tornando as aulas mais motivadoras e a aprendizagem mais significativa. Este trabalho pretende proporcionar aos alunos a compreensão das dinâmicas históricas através de um processo de continuidades e ritmos de desenvolvimento, condicionados por diversos factores, e a forma como se manifestam nos estilos artísticos. Esta experiência permite aos alunos a interpretação de um diálogo entre o passado e o presente, fundamental na compreensão histórica, bem como a formulação das hipóteses explicativas, através da interpretação do conteúdo de documentos iconográficos, representativo de elementos pictóricos, escultóricos e arquitectónicos. As experiências de aprendizagem desenvolvidas, em sala de aula, tiveram na base os objectivos propostos pelo programa curricular de História A.
The objective of this study is to show students the importance of art in the teaching of History, because it allows and promotes an understanding of the ruptures and continuities throughout History, whether of a socio-economical, political or cultural nature. This report proposes a path from the Roman period to the Romanesque, always aiming to encourage a historical reflection through an education based on values and a respect for different cultures, whilst promoting awareness of patrimonial preservation. During the classes, we decided to promote the document of iconographic form in order to provide a greater interest on behalf of the students, making the classes more motivating and learning more meaningful. This work aims to provide students with an understanding of historical dynamics through a process of continuities and pace of development, conditional on various factors and the way they manifest themselves through artistic styles. This experience enables students the interpretation of a dialog between past and present, essential in historical understanding as well as in formulating explanatory hypotheses, through the interpretation of the content of the iconographic documents which represent elements of pictorial, sculptural and architectural features. The learning experiences developed in the classroom were according to the objectives proposed in the curriculum of History A.
Description: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5148
Appears in Collections:REIT - Mestrados em Ensino

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039737_tm_Aula9e10.pps20.16 MBMicrosoft PowerpointView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulfpie039737_tm_Aula7e8.pps3.55 MBMicrosoft PowerpointView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulfpie039737_tm_Aula5e6.pps8.76 MBMicrosoft PowerpointView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulfpie039737_tm_Aula1e2.pps20.9 MBMicrosoft PowerpointView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulfpie039737_tm_tese.pdf4.34 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE