Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Reitoria (REIT) >
REIT - Mestrados em Ensino >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5149

Título: Os modelos, os softwares e a didáctica da geometria
Autor: Santos, Rute Barradas Luzio
Orientador: Trindade, António de Oriol, 1967-
Palavras-chave: Educação visual
Didáctica da geometria
Modelos geométricos
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: No âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais e com o objectivo de desenvolver novos recursos e metodologias de ensino para a disciplina artística de Educação Visual, desenvolveu-se um processo de investigação que culminou no presente trabalho escrito. A disciplina de Educação Visual, no 9º ano de escolaridade, divide-se por vários conteúdos, alguns deles directamente relacionados com geometria e, mais especificamente, os sistemas de representação rigorosa. A mestranda e docente da turma do 9ºA do Colégio José Álvaro Vidal, desenvolveu modelos geométricos digitais e reais, totalmente originais, que foram, uns apresentados aos alunos, outros construídos pelos mesmos, de forma a facilitar a aprendizagem de conceitos mais abstractos e estimular a capacidade de visualização espacial. Assim, são apresentados todos os elementos e fases inerentes ao processo escolar e referentes aos conteúdos abordados, mas também todo um trabalho de análise e investigação de práticas relacionadas com a utilização didáctica de modelos, tanto digitais como reais. A elaboração dos exercícios de geometria, nomeadamente os enunciados, surge aqui fundamental para a qualidade do ensino, contrariando a situação corrente que se tem revelado insuficiente neste campo.
Under the Master’s Degree in Visual Arts Education and with the purpose of developing new teaching resources and methodologies for the artistic subject of Visual Arts, it has been developed a research process that culminated in this written work. In the 9th grade, Visual Arts are divided into a variety of contents, some of them directly related to geometry and, more specifically, to the accurate representation systems. The master’s student, who is also teacher of Class 9A in Colégio José Álvaro Vidal, developed completely original digital and real geometric models, which were presented to the students or built by them, in order to promote the learning of more abstract concepts and stimulate spatial visualization ability. Thus, not only all the elements and phases concerning the school process and the covered contents are presented here, but also a huge work of analysis and research of practices related to educational use of models, both digital and real. The development of geometry exercises, namely those already referred, appears as critical to the quality of education, opposing to the present situation that has proved to fail in this field.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5149
Appears in Collections:REIT - Mestrados em Ensino

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039730_tm_METODO_EUROPEU.avi24,03 MBMPEGView/Open
ulfpie039730_tm_DUPLA_P_ORTOGONAL.avi44,95 MBMPEGView/Open
ulfpie039730_tm_AXONOMETRIA_CAVALEIRA.avi61,84 MBMPEGView/Open
ulfpie039730_tm_tese.pdf5,09 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia