Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Reitoria (REIT) >
REIT - Mestrados em Ensino >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5158

Título: Adequação de estratégias de ensino-aprendizagem numa turma reduzida : estudo de caso
Autor: Martins, Ana Flávia Miranda António
Orientador: Cabrito, Belmiro Gil, 1949-
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Práticas educativas
Teorias da aprendizagem
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: As estratégias de ensino aprendizagem é um tema que faz parte do dia-a-dia da função de docente e é algo reconhecido por todos. Com esta investigação pretende-se conhecer, analisar e compreender a importância da adequação das estratégias de ensinoaprendizagem no caso de uma turma reduzida. Pretendendo dar resposta à questão deste estudo, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, mais concretamente por um estudo de caso, uma vez que se pretende abordar a professora e os alunos in loco e responder a questões cujo produto final é de natureza descritiva e interpretativa. Apresenta-se um estudo sobre as estratégias de ensino-aprendizagem aplicadas a uma amostra de 8 estudantes do sistema de ensino secundário, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos da Escola Secundária de Josefa de Óbidos. Este estudo assenta numa reflexão sobre questões como a importância da aprendizagem significativa; a interacção entre ensino e aprendizagem; a interacção do ensino-aprendizagem com aplicação de estratégias adequadas; as estratégias de ensino e a importância do uso adequado das estratégias de ensino-aprendizagem, à luz de uma epistemologia construtivista e de teorias de aprendizagem.
Strategies for teaching and learning is a theme that makes part of teacher´s daily role and is something recognized by all. This research seeks to know, analyze and understand the importance of the adequacy of the teaching-learning strategies in the case of a small class. In order to answer the question of this study, we chose a qualitative methodology, specifically through a case study, because it intends to approach the teacher and students in loco and answer to questions whose final product has a descriptive and interpretive nature. This is a study on the teaching-learning strategies applied to a sample of 8 students from secondary education system, of both sexes, aged between 14 and 16 years of Escola Secundária de Josefa de Óbidos. This study is based on a reflection on such issues as: the importance of meaningful learning; the interaction between teaching and learning; the teachinglearning interaction with the application of appropriate strategies; teaching strategies and the importance of proper use of teaching-learning strategies, based on a constructivist epistemology and learning theories.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino (Economia e Gestão/Contabilidade), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5158
Appears in Collections:REIT - Mestrados em Ensino

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039734_tm_ANEXO 14_DESPACHO_2517_A_2011_tabelas_irs.pdf191,54 kBAdobe PDFView/Open
ulfpie039734_tm_ANEXO 9_Filme_Desiguald_Sociais.wmv21,1 MBMPEGView/Open
ulfpie039734_tm_tese.pdf8,84 MBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia