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Título: Estratégias de produção e proferição do discurso argumentativo : uma intervenção didáctica para o ensino secundário
Autor: Matos, Ana Rita Duarte Martins de
Orientador: Mata, Ana Isabel
Palavras-chave: Discurso argumentativo
Ensino da língua portuguesa
Ensino secundário
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: Este relatório apresenta o trabalho realizado numa turma de 12.º ano da Escola Secundária de Camões, no âmbito da prática de ensino supervisionada. O objecto do trabalho foi o discurso argumentativo oral e o seu principal objectivo foi desenvolver nos alunos estratégias de produção e proferição de discursos argumentativos orais, dado que, como atestam vários autores, a argumentação oral é uma área que apresenta grandes dificuldades para os alunos, sendo responsável por muitas das limitações que estes apresentam quer na vida académica quer pessoal e social. Para atingir os objectivos pretendidos, foi desenhada e implementada uma intervenção didáctica de seis aulas de noventa minutos, composta por três fases, incluindo as seguintes etapas fundamentais: pré-teste (1.ª fase), sequência didáctica de quatro aulas de trabalho de conteúdos ligados à argumentação oral (2.ª fase) e pós-teste (3.ª fase). A 1.ª e 3.ª fases foram aplicadas a duas turmas, a turma alvo e a turma de controlo. A 2.ª fase foi apenas aplicada à turma alvo. Os resultados obtidos revelam uma evolução significativa dos alunos da turma alvo. Dos nove alunos avaliados, sete melhoraram a sua prestação e dois mantiveram-se no mesmo nível no pós-teste, por oposição à turma de controlo em que a maioria dos alunos manteve a mesma prestação, o que revela que o discurso argumentativo oral deve ser objecto de uma maior atenção nas aulas de Português.
This report presents the work carried out in the 12º Class at the Camões Secondary School, in the context of practice of supervised teaching. The theme of the work was oral argumentative discourse and the main goal was to develop with the students strategies for the production and expression of oral argumentative discourse, given that, according to several authors, oral argumentation is an area which presents great difficulties for students, being responsible for many of the limitations that these present in both academic life and at the personal and social level. To reach the intended objectives, six ninety minute classes were prepared and given, composed of three phases, including the following fundamental phases: pre-test (1st phase), a didactic sequence of four classes containing work connected to oral argumentation (2nd phase) and post-test (3rd phase). The 1st and 3rd phases were applied to two classes, the target class and a control class. The 2nd was only applied to the target class. The results obtained reveal a significant evolution in the students of the target class. Of the nine students evaluated, seven improved their performance and two kept the same level in the post-test. On the other hand, in the control class the majority of the students kept the same level. This indicates that oral argumentative discourse should be the object of greater attention in Portuguese classes.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português e Línguas Clássicas, Universidade de Lisboa, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5161
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