Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Reitoria (REIT) >
REIT - Mestrados em Ensino >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5172

Título: Desenho, arte e criatividade : um projeto pedagógico centrado no desenvolvimento pessoal
Autor: Gonçalves, Ana Sofia Duarte
Orientador: Queiroz, João Paulo, 1966-
Palavras-chave: Ensino do desenho
Desenvolvimento pessoal
Criatividade
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: O Relatório da Prática de Ensino Supervisionada retrata a experiência docente, efetuada no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais. A prática letiva foi desenvolvida no Colégio Valsassina em Lisboa, com uma turma do 11º ano do Ensino Secundário, na disciplina de Desenho A. O Relatório descreve o projeto pedagógico desenvolvido com a turma, de modo a dar resposta aos interesses e necessidades de aprendizagem dos alunos. Através de um conjunto articulado de módulos, compostos por várias atividades, visa contribuir para o desenvolvimento da criatividade, assim como das capacidades e competências dos alunos, mas principalmente contribuir para o desenvolvimento da sua personalidade. O Relatório vai abordar todo o percurso da prática docente para o alcance dos objetivos propostos, desde a conceção e planificação do projeto à concretização do mesmo, passando pelo contributo teórico que enquadrou a sua fundamentação. No final será apresentada uma reflexão dos resultados sobre a experiência desenvolvida, bem como propostas de desenvolvimento futuro.
The Supervised Teaching Practice Report portrays the teaching experience carried out in the ambit of the Masters Degree in Visual Arts Teaching. The teaching practice was developed in Colégio Valsassina, Lisbon, with an 11th grade class, on the subject Desenho A. The Report describes the pedagogic project developed with this class, in order to answer the interests and learning needs of the students. Through an articulated set of modules, composed of several activities, it aims to contribute to the development of creativity, as well as students’ skills and capacities. In addition to this, and most importantly, it is also its purpose to contribute to the development of their personality. The Report will mention the entire teaching practice course which aimed to achieve the determined objetives. It will begin with the conception and planning of the project till its fulfilment. At the end, a reflection on the results of this experience will be presented, as well as some proposals of future development.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2011
Os Anexos encontram-se no CD-ROM apenso à Tese em Papel.
URI: http://hdl.handle.net/10451/5172
Appears in Collections:REIT - Mestrados em Ensino

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039738_tm.pdf4,23 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia