Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Reitoria (REIT) >
REIT - Mestrados em Ensino >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5175

Título: Estudando a identidade visual em comunicação : uma proposta de intervenção pensando a cultura visual
Autor: Aristimuño, Felipe
Orientador: Queiroz, João Paulo, 1966-
Palavras-chave: Ensino das artes
Comunicação
Cultura visual
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: Este relatório de estágio descreve a prática realizada no âmbito da disciplina de Introdução à Prática Pedagógica, onde o estagiário Felipe Aristimuño lecionou na disciplina de comunicação em um curso técnico de nível secundário de Marketing. O relatório desenvolve-se em três vertentes complementares: A primeira de enquadramento teórico; a segunda de exposição, ou planificação da unidade didática; e a terceira de reflexão acerca do trabalho efetuado na escola. O enquadramento é voltado à revisão bibliográfica dos temas educação, arte, comunicação e identidade, passando por autores como Rui Canário, Fernando Hernandez, Stuart Hall, Jean Baudrillard, Arthur Danto, Giulio Carlo Argan, etc, numa busca de fundamentação conceitual para a prática docente. A planificação descreve, em forma de relatório, os processos pelo qual o estagiário passou ao longo do desenvolvimento das etapas do trabalho docente. Ná última vertente, da reflexão, é feita a conclusão a partir das experiências vividas, ultrapassando a barreira da unidade didática (matéria central deste relatório), e abrindo o campo de visão a toda a experiência acadêmica do presente mestrado em ensino.
This report details the practice undergone throughout the course “Introduction to Practice Teaching” by Felipe Aristimuño, who taught on the subject of communication in a secondary technical course of Marketing. The report is presented in three complementary parts: The first is the theoretical basis; the second is planning the teaching unit; and the the third part is deidcated to the reflection of the work done in school. The theorical basis is intended to review the literature issues in education, art, communication and identity - quoting authors such as Rui Canário, Fernando Hernandez, Stuart Hall, Jean Baudrillard, Arthur Danto, Giulio Carlo Argan, and so on - searching for a conceptual basis in the teaching of art. The planning describes the processes through which the intern experienced during the development of stages of teaching. In the latter part, the conclusion is drawn from reflection based upon experiences, overcoming the barrier of the teaching unit, broadening the mind from all the academic experience gained on this master's degree in art education.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5175
Appears in Collections:REIT - Mestrados em Ensino

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039742_tm.pdf17,56 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia