Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/5185
Título: Expansão e mudança nos séculos XV e XVI : contributos da aprendizagem da história para a formação da cidadania
Autor: Sanches, Nuno André Carreira
Orientador: Faria, Ana Maria Homem Leal de, 1946-
Palavras-chave: Europa - História - séc.15-16
Educação para a cidadania
Didáctica da história
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
Data de Defesa: 2011
Resumo: Apresenta-se uma proposta didáctica do TEMA E – Expansão e mudança nos séculos XV e XVI – O expansionismo europeu, ao mesmo tempo científica e formadora, realizada com alunos do 8.º ano de escolaridade do Ensino Básico, numa escola situada em Lisboa. Uma leitura atenta do documento Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Específicas permite-nos antever algumas linhas orientadoras, conduzindo o processo ensino-aprendizagem para além do horizonte de um conhecimento meramente centrado nos conteúdos científicos. De facto, em todas as áreas, o Currículo Nacional apresenta não só conhecimentos, mas também competências que o aluno deverá desenvolver ao longo de cada ciclo de estudos, bem como experiências de aprendizagem que lhe permitam a aquisição dessas valências. Para além da aprendizagem dos conhecimentos científicos ou do desenvolvimento das capacidades cognitivas, a ambição maior será fornecer ao aluno metodologias e instrumentos que lhe permitam usar os saberes adquiridos ao longo do seu crescimento, da sua formação e da sua inclusão na sociedade.
This paper presents a teaching approach done with 8th grade students at a school in Lisbon, Portugal on TOPIC E – Change and Expansion during the 15th and 16th Centuries – European Expansionism. A thorough reading of the National Curriculum for Primary and Elementary Portuguese Schools allows us to see that its purpose goes beyond teaching and learning the basic knowledgeable content. In fact, the National Curriculum, besides stating the learning aims for each learning cycle (primary, elementary and middle school), also mentions learning skills and experiences that also contribute towards reaching those same aims. Thus, in addition to developing cognitive and scientific skills, an emphasis is placed on providing the student with the means and tools that will allow him or her to use the acquired knowledge throughout their personal growth, professional development and upon entering society.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5185
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.