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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5186

Título: Encontros com a pintura : modos de criar, modos de conhecer
Autor: Fernandes, Rita Barradas
Orientador: Pedro, António, 1953-
Palavras-chave: Pintura
Criação artística
Educação visual
Ensino das artes
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Secundário, refere-se à prática de ensino supervisionada que decorreu ao longo da leccionação de uma Unidade Curricular a uma turma do 8º ano de escolaridade, na disciplina de Educação Visual, desenvolvida na Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Pinhal Novo. Tendo como referência o papel das Artes Visuais no desenvolvimento humano, o principal objectivo deste trabalho foi estudar a possibilidade dos adolescentes conhecerem a pintura através da criação artística, partindo de diferentes vivências ou “encontros” com esta Arte. A turma em estudo foi a I do 8º ano de escolaridade e era composta por 22 alunos com idades compreendidas entre os 12 e os 14 anos e as aprendizagens em causa reportaram-se ao período da pintura moderna da primeira metade do Século XX. Ao longo deste trabalho mostramos as diferentes fases do processo de ensino-aprendizagem, bem como as metodologias, os materiais didácticos e as estratégias adoptadas, tendo como referência alguns autores mencionados na fundamentação teórica do presente relatório. Por fim, os resultados obtidos permitem-nos concluir que as aprendizagens foram adquiridas, revelando-se as diversas metodologias de ensino utilizadas, eficazes no processo de ensino-aprendizagem das Artes Visuais.
This report, prepared under the Master in Teaching Visual Arts in the 3rd Cycle of Primary and Secondary, refers to the teaching practice supervised held over the teaching of a module to a class of 8 th grade in the discipline of Visual Education, developed in high school with 3rd cycle of basic education Pinhal Novo. With reference to the role of visual arts in human development, the main objective was to study the possibility of teenagers know the painting through the artistic creation, starting from different experiences or "encounters" with this Art. The class I study in the 8th grade and consisted of 22 students aged between 12 and 14 and learning in question reported to the period of modern painting of the first half of the twentieth century. Throughout this paper we show the different stages of teaching and learning as well as methodologies, teaching materials and strategies adopted by reference to some authors mentioned in the theoretical basis of this report. Finally, the results obtained allow us to conclude that the learning was acquired, revealing the various teaching methodologies used in the process of effective teaching and learning of Visual Arts.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5186
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