Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Reitoria (REIT) >
REIT - Mestrados em Ensino >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5188

Title: Estratégias de gestão da sala de aula na disciplina de economia do ensino secundário
Authors: Paulo, Cidália Maria dos Santos
Advisor: Curado, Ana Paula, 1952-
Keywords: Gestão da sala de aula
Estratégias de ensino
Economia - ensino
Ensino secundário - Portugal
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2011
Issue Date: 2011
Abstract: As Estratégias de Gestão da Sala de Aula são acções desenvolvidas pelos professores para criar as condições apropriadas ao processo de ensino - aprendizagem. O interesse dos alunos depende da utilização de estratégias adequadas, entre outros factores. Compete ao professor de Economia, do Ensino Secundário, ensinar o aluno a compreender a complexidade do mundo que o rodeia. Isto remete para conteúdos que levem o aluno a entender a natureza, o meio social onde ele se insere e fornecer ao aluno instrumentos para ele poder resolver alguns assuntos fundamentais do seu dia a dia. Para isso é preciso que o professor promova estratégias de gestão da sala de aula em que o conhecimento é retido e lembrado por mais tempo e aumente a capacidade de aprender outros conteúdos de forma mais fácil e inovadora. O estudo foi realizado com os alunos do 10.º ano, da turma de Ciências Económico – Sociais, na Escola Secundária de Carcavelos, na disciplina de Economia e teve como finalidade desenvolver estratégias de gestão de sala de aula, utilizando diferentes recursos didácticos que envolvessem activamente todos os alunos. Na primeira fase do estudo e durante as aulas que observei na Escola Secundária de Carcavelos, na turma em causa, apercebi – me de que existiam alunos muito participativos, outros nem tanto e outros que quase nunca se manifestavam, mantendo - se bastante inactivos durante toda a aula. Face ao exposto, coloquei questão: Que estratégias de gestão de sala de aula permitirão a participação activa de todos os alunos? Numa segunda fase do estudo desenvolvi diferentes estratégias de gestão da sala de aula que poderiam influenciar o envolvimento dos alunos durante as aulas de Economia. Concluí que é imprescindível adequar as estratégias de gestão da sala de aula aos conteúdos e aos alunos concretos. As aulas mais interessantes são as que envolvem os alunos em actividades pertinentes e relevantes. É este saber em acção que transforma o processo – ensino aprendizagem.
The strategies of management of the classroom are actions carried out by the teachers in order to create the most suitable conditions for the teaching-learning process. The motivation of the students depends, among other factors, on the use of adequate strategies. It is the job of the Economics teacher in Secondary school to teach the student to understand the complexity of the world around him/her. This point to contents which should help the student to comprehend Nature, the society he lives in and provide him/her with the tools to solve essential every day issues. Thus it is necessary that the teacher uses classroom management strategies so that students will be able to retain the syllabus longer and improve their learning capacity to learn other subjects in an easier and innovative way. The study was done with the tenth graders of the Economics class, at the Secondary School of Carcavelos. The aim was to promote classroom management strategies by using didactic resources which would be able to actively involve all the students. At the first stage of the study and during the lessons I attended at the Secondary School of Carcavelos, in this particular class, I realized that there were some very participating students, others less participating and some who would rather remain silent over the entire lesson. Based on my observation I wondered “Which management strategies would contribute to the active engagement of all students?” At the second stage of the study I performed different classroom management strategies which could influence students’ participation during the Economics lessons. I came to the conclusion that it is essential to adapt management classroom strategies not only to the contents that are being taught but also to the specific students. The most interesting lessons are those which engage them in relevant and useful activities. It is this combination of knowledge and action that gives purpose to the teaching-learning process.
Description: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5188
Appears in Collections:REIT - Mestrados em Ensino

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039750_tm.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE