Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/5225
Título: Medos profissionais dos professores em contexto escolar
Autor: Fernandes, Luísa
Veiga, Feliciano
Palavras-chave: Medos dos professores
Autoconceito
Desenvolvimento profissional dos professores
Data: 2007
Citação: XV Colóquio Internacional da AFIRSE/AIPELF "Complexidade: um novo paradigma para investigar e intervir em educação?
Resumo: O objectivo principal deste estudo foi analisar as representações dos professores acerca dos seus medos profissionais. A amostra foi constituída por 208 professores dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário, de ambos os sexos, de várias zonas do país e com tempo de serviço diversificado. Foi utilizada a Escala de Avaliação de Medos Profissionais dos Professores (EAMPP), que apresentou sete dimensões (Veiga et al., 2003). Foi, também, aplicada a Escala de Autoconceito (Garcia e Musitu, 1999). A análise dos resultados permitiu salientar os tipos e a amplitude dos medos dos professores em contexto escolar; permitiu, ainda, observar que, quanto maiores se mostraram os medos dos professores, maior a sua falta de competência para lidar com a indisciplina, menor o seu envolvimento na promoção cognitiva e afectiva dos alunos, e menor o seu autoconceito.
Descrição: Este artigo baseia-se, em parte, no estudo empírico realizado para a obtenção do grau de Mestre do primeiro autor, cuja dissertação, foi apresentada no Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa com orientação do segundo autor.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/5225
Aparece nas colecções:FC-DE-CIE-GIEDF - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Medos profissionais dos professores em contexto escolar.pdf47,93 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.