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Título: Representações dos professores acerca de si mesmos: Adaptação portuguesa da escala Teacher self-concept evaluation scale
Outros títulos: Representations des professeurs d’eux memes: adaptation portugaise de l’echelle “Teacher self-concept evaluation scale”
Autor: Veiga, Feliciano
Gonçalves, Virgílio
Caldeira, Maria J.
Roque, Paula
Palavras-chave: Autoconceito profissional dos professores
Autoconceito
Escala de avaliação
Issue Date: 2006
Citação: Actas do XIV Colóquio da AFIRSE-Para um Balanço da Investigação em Educação de 1960 a 2005. Teorias e Práticas
Resumo: Apresenta-se o estudo de adaptação para Portugal da escala de autoconceito profissional dos professores, denominada “Teacher self-concept evaluation scale” (TSCES), de Villa e Calvete (2001). A amostra foi constituída por 251 professores de diferentes grupos disciplinares e níveis de ensino, diferenciados, ainda, quanto a variáveis pessoais, escolares e sociais. No estudo psicométrico da escala, recorreu-se à análise factorial de componentes principais com rotação varimax – que evidenciou os seis factores esperados (competência, relação com colegas, relação com os alunos, satisfação, aceitação de iniciativas, auto-aceitação); procedeu-se ainda à determinação dos coeficientes de fiabilidade, para diferentes grupos, sendo 57,59% a variância total explicada. Para o estudo da validade externa, considerou-se a relação entre os resultados na TSCES e os resultados na escala EAPP (Escala de Autoconceito Profissional dos Professores), de Veiga e outros (2003), observando-se significativas correlações. Os elementos apresentados mostraram-se consistentes e salientam as qualidades da “Teacher self-concept evaluation scale” em diferentes grupos, bem como a sua utilidade para a investigação com professores.
Descrição: Este estudo foi apoiado financeiramente pela FCT e apresentado no XIV Colóquio Internacional da AFIRSE/AIPELF, sobre o tema “Para um Balanço da Investigação em Educação de 1960 a 2005. Teorias e Práticas”, realizado em 16, 17 e 18 de Fevereiro de 2006, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.
Arbitragem científica: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/5230
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