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Título: Representações de alunos filhos de imigrantes e não imigrantes acerca dos seus direitos na escola
Autor: Veiga, Feliciano
Palavras-chave: Imigração
Direitos dos alunos
Apoio dos professores
Adolescência
Escola inclusiva
Data: 2005
Editora: AGIR
Citação: I Congresso Internacional: A Imigração em Portugal e na União Europeia
Resumo: Mais de cinquenta anos depois da aprovação da Declaração Universal dos Direitos do Homem, em dez de Dezembro de 1948, depara-se ainda com situações de sistemáticas transgressões dos direitos humanos. Centrado nos alunos e na escola, este estudo teve como objectivo a determinação do grau de existência dos direitos dos alunos, por um lado, e, por outro, a análise da relação entre tais direitos e a nacionalidade, ao longo da escolaridade ocorrida na adolescência. Foi constituída uma ampla amostra de sujeitos pertencentes a escolas da Grande Lisboa, diferenciados ainda quanto ao género e à escolaridade. Os direitos foram avaliados com o instrumento multidimensional Children’s Rights Scale, que apresenta as dimensões: provisão, protecção, relação, estima, instrução, e autodeterminação. Os resultados obtidos permitiram registar que os alunos declararam a existência de tais direitos na escola, num decréscimo significativo ao longo da escolaridade; a variação dos direitos com a nacionalidade foi encontrada apenas em situações muito específicas e conjugadas com o ano de escolaridade. No âmbito da discussão dos resultados, são relevadas implicações — e consequentes recomendações —, num destaque à ideia da falta de intervenções no sentido da promoção dos direitos dos alunos, dos direitos humanos e dos direitos em geral.
Descrição: Este estudo foi apoiado financeiramente pela FCT para o período 2003-2005, e desenvolvido no Centro de Investigação em Educação do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIEFCUL)
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/5267
Aparece nas colecções:FC-DE-CIE-GIEDF - Comunicações

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