Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5268
Title: Atitudes dos jovens face a si próprios e ao meio ambiente
Authors: Veiga, Feliciano
Keywords: Atitudes
Autoconceito
Meio ambiente
Desenvolvimento
Issue Date: 2007
Citation: Veiga, F. H. (2007). Atitudes dos jovens face a si próprios e ao meio ambiente. In M. F. Patrício (Eds.), Educação e Formação Profissional: As Perspectivas do Movimento da Escola Cultural (pp. 121-138). Porto: Porto Editora.
Abstract: 0 objectivo do presente estudo foi a análise das relações entre as atitudes dos jovens alunos face a si próprios e face ao meio ambiente, por grupos de pertença a variáveis de natureza sociodemográfica. A amostra foi constituída por 289 sujeitos de diferentes anos de escolaridade, de escolas da periferia de Lisboa. Foram utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: a Escala de Atitudes dos Jovens face ao Ambiente, EAJFA (Martins & Veiga, 1996), com os factores: acções de protecção ambiental, sensibilidade em relação ao sofrimento de animais, preocupação com os problemas gerais do ambiente, concordância com as normas de protecção ambiental; e o Piers-Harris Children Self-Concept Scale, PHCSCS (Piers, 1988), com os seguintes factores: aspecto comportamental, ansiedade, estatuto intelectual, popularidade, aparência física, e satisfação-felicidade. Na análise dos resultados, encontraram-se algumas relações significativas que, apelando embora a posteriores estudos de aprofundamento, salientam a necessidade de os currículos académicos incluírem conteúdos especificamente virados para a valorização quer do ambiente quer dos próprios alunos.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/5268
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIEDF - Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AtitudesdosJovensfaceaSiProprios.pdf1,97 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.