Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/5269
Título: Atitudes face à escola e a si próprio em alunos de contextos familiares diferenciados
Autor: Abreu, Mari
Veiga, Feliciano
Antunes, Júlia
Ferreira, Antónia
Palavras-chave: Atitudes face à escola
Atitudes face a si próprio
Autoconceito
Família
Data: 2006
Citação: Activação do Desenvolvimento Psicológico: Actas do Simpósio Internacional
Resumo: Este estudo procurou saber até que ponto as atitudes dos alunos face à escola e a si próprios dependem dos contextos familiares e se relacionam entre si. O estudo incluiu uma amostra de 378 alunos do 4º e do 6º anos de escolaridade e de ambos os géneros. Os instrumentos utilizados foram a escala “Piers-Harris Self-Concept”, a escala de “Estilos Educativos Parentais” e um questionário de “Atitudes face à Escola”. A análise dos resultados permitiu observar relações significativas entre as referidas atitudes e a sua dependência dos contextos familiares dos alunos. Os resultados vão no sentido de investigações congéneres e destacam a ideia de que eventuais programas de activação do desenvolvimento educacional dos alunos deverão centrar-se na ampliação de fontes específicas de apoio, com o envolvimento dos pais, dos irmãos e também dos professores.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/5269
Aparece nas colecções:FC-DE-CIE-GIEDF - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Atitudes em relação à escola e a si próprio em alunos de contextos familiares diferenciados.pdf45,07 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.