Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5272
Title: Desenvolvimento psicossocial de professores e futuros professores de Ciências e Matemática: Adaptação da escala Inventory of Psycho-Social Balance (IPB)
Author: Veiga, Feliciano
Keywords: Desenvolvimento psicossocial
Autoconceito
Satisfação profissional
Formação de professores
Issue Date: 2004
Citation: Veiga, F. H. (2004). Desenvolvimento psicossocial de professores e futuros professores de Ciências e Matemática: Adaptação da escala Inventory of Psycho-Social Balance (IPB). Estudo apresentado no 3º Simpósio Ensino das Ciências e da Matemática, realizado nos dias 8, 9 e 10 de Janeiro de 2004, pelo Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Abstract: O desenvolvimento psicossocial de estudantes universitários, futuros professores, e de professores de ciências e matemática, considerado na perspectiva eriksoniana e estudos derivados, tem sido pouco estudado, sobretudo no âmbito da formação de professores. O presente estudo faz a adaptação do Inventory of Psycho-social Balance (IPB), desenvolvido por Domino & Affonso (1990). Com base numa amostra de 494 sujeitos (professores e futuros professores de ciências e matemática), o estudo da escala abrangeu a análise factorial — que evidenciou vários factores específicos —, e a determinação dos coeficientes de fiabilidade para diferentes grupos de pertença. Foram também realizadas análises correlacionais com as variáveis: competências para a promoção cognitiva dos alunos, competências do professor para lidar com a indisciplina, satisfação na escolha profissional, e número de reprovações havidas no percurso escolar. Os resultados salientam as qualidades da escala resultante, designada Escala de Desenvolvimento Psicossocial(EDPSI), bem como a sua utilidade para a investigação e a formação de professores de ciências e matemática.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/5272
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIEDF - Comunicações



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.