Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Ciências (FC) >
Departamento de Educação (FC-DE) >
Centro de Investigação em Educação (FC-DE-CIE) >
GI Educação, Desenvolvimento e Formação (FC-DE-CIE-GIEDF) >
FC-DE-CIE-GIEDF - Comunicações >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5273

Title: Representações dos alunos acerca dos comportamentos de cidadania/profissionalidade docente, ao longo da adolescência
Authors: Veiga, Feliciano
Melim, Ana Cristina
Keywords: Teachers’ citizenship behaviour
Teachers’ professionality-related behaviour
Immigration
Adolescence
Comportamentos de cidadania docente
Comportamentos de profissionalidade docente
Issue Date: 2005
Citation: Actas do VIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Abstract: This study aimed to analyse the relationship between pupils’ representations of teachers citizenship behaviours / professionality (CPD) and school years, taking into consideration the nationality of the pupils’ family background (Portuguese versus immigrants). The school variables were the pupils’ school year (7th, 9th and 11th grades)and their academic achievement. The sample consisted of 318 subjects from families with different nationalities, attending schools in Greater Lisbon, and of both sexes. The evaluation instrument used was the “Pupils’ representations of teacher’s professionality behavior scale” (ERA-CPD), which, besides including the dimensions of a questionnaire by Rego et al. (1999, 2003), — participation, practical orientation, awareness and courtesy —also contains new dimensions, namely interpersonality and management of rules, with previously studied psychometric qualities (Veiga et al., in press). In some of the observed situations, the analysis of the results showed significant differences in the ERA-CPD dimensions, according to the independent variables; such differences benefited to best classified groups. There was also an interaction effect between the school year variable and that of nationality. Finally results are discussed and compared to other investigations, suggesting the need for further research that comprises other personal, school and family variables.
Este estudo teve como objectivo a análise da relação entre as representações dos alunos acerca dos comportamentos de cidadania / profissionalidade docente (CPD) e os anos de escolaridade, atendendo à nacionalidade associada aos elementos do agregado familiar dos alunos (portugueses versus imigrantes). As variáveis escolares consideradas foram o ano de escolaridade (7º, 9º e 11º), e ainda o rendimento escolar dos alunos. A amostra foi constituída por 318 sujeitos de famílias com diferentes nacionalidades, de escolas da Grande Lisboa, englobando sujeitos de ambos os sexos. Como instrumento de avaliação, foi utilizada a “Escala de representações dos alunos acerca dos comportamentos de profissionalidade docente”, ERA-CPD, que, para além de incluir as dimensões de um questionário de Rego e outros (1999, 2003), — participação, orientação prática, conscienciosidade e cortesia — contém novas dimensões, especificamente a interpessoalidade e a gestão das normas, com qualidades psicométricas já estudadas (Veiga et al., no prelo). A análise dos resultados permitiu observar, em algumas das situações consideradas, diferenças significativas nas dimensões da ERA-CPD, em função das variáveis independentes, apresentando-se tais diferenças favoráveis aos grupos melhores classificados. Observou-se, ainda, o efeito da interacção da variável ano de escolaridade com a variável nacionalidade. O estudo termina com a discussão dos resultados e sua comparação com outras investigações, remetendo para a necessidade de novas pesquisas, em função de outras variáveis, pessoais, escolares e familiares.
Peer Reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/5273
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIEDF - Comunicações

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Representações dos alunos acerca dos comportamentos de cidadania-profissionalidade docente.pdf98.77 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE