Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5286
Title: Dilemas e desafios da avaliação reguladora
Author: Santos, Leonor
Keywords: Avaliação formativa
Questionamento oral
Feedback
Auto-avaliação
Issue Date: 2008
Publisher: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Citation: Avaliação em Matemática: Problemas e desafios, 2008
Abstract: Neste texto apresenta-se a evolução do conceito de avaliação formativa ao longo das últimas décadas. De seguida, são descritas e discutidas diversas práticas avaliativas de natureza reguladora possíveis de serem desenvolvidas no quotidiano do trabalho da sala de aula, em particular de Matemática. Por último, são discutidos alguns dos dilemas e obstáculos com que se confrontam os professores no terreno no que respeita a esta modalidade de avaliação. Esta discussão sustenta-se em investigação realizada nesta área e, muito em particular, nalguns primeiros resultados obtidos no trabalho desenvolvido no âmbito do Projecto AREA.
In this paper we show up the evolution of formative assessment concept along the last decades. Then, we describe several practices and we discuss some formative assessment possible of being developed in the classroom daily life, in particular in mathematics. For last, we discuss some of the dilemmas and obstacles with which the teachers are confronted in the field with regard to this kind of assessment. This discussion is supported in research carried out in this area and, in particular, in some first results obtained in the Project AREA.
URI: http://hdl.handle.net/10451/5286
ISSN: 978-972-8614-09-6
Publisher Version: http://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/avaliacao_files/MA_livro_Aval..pdf
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIDM - Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Santos (2008).pdf250,14 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.