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Título: Auto-eficácia e satisfação profissional dos Professores: colocando os construtos em relação num grupo de professores do ensino básico e secundário
Autor: Pedro, Neuza
Palavras-chave: Professores
Satisfação Profissional
Auto-eficácia
Data: 2011
Citação: Revista de Educação, Vol. XVIII, nº 1, 2011, 23 - 47
Resumo: O presente estudo pretendeu analisar os índices de auto-eficácia evidenciados pelos professores, o nível de satisfação profissional experienciado pelos docentes e a associação entre os dois construtos psicológicos indicados, sentido de auto-eficácia e satisfação profissional. O estudo contou com a participação de 114 professores que responderam online aos instrumentos utilizados. Os resultados tendem a evidenciar que os professores inquiridos relevam índices elevados de auto-eficácia, ainda que a sua percepção pessoal de eficácia se revele distinta em diferentes domínios da actividade docente. Em sentido oposto, concluiu-se que os professores evidenciam baixos níveis de satisfação profissional, sendo os valores registados indicativos de um forte sentimento de descontentamento profissional. Foram ainda encontradas correlações positivas e significativas entre o sentido de auto-eficácia e a satisfação profissional dos professores.
This study attempt to analyze teachers‟ self-efficacy beliefs, considering distinctly the different action domains that constitutes teachers activities; teachers‟ level of job satisfaction, as well as the factors responsible for the sense of satisfaction/dissatisfaction promoted by their jobs; the association between the two psychological constructs: sense of self-efficacy and job satisfaction. The study included 114 teachers that responded to two online questionnaires. The results showed that teachers exhibit high levels of self-efficacy, although their personal perception of efficacy reveals differences in the distinguished domains. In the opposite direction, results evidence that teachers tend to feel dissatisfied and discourage with teaching as a profession. It was also found positive and strong correlation between teacher self-efficacy and job satisfaction.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/5294
Versão do Editor: http://revista.educ.fc.ul.pt/arquivo/vol_XVIII_1/artigo2.pdf
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