Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5303
Title: Os jovens e a mentira: um estudo centrado em diferentes momentos do percurso escolar
Author: Martins, Marina
Carvalho, Carolina
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade do Minho
Citation: Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2009
Abstract: Num momento em que, na nossa sociedade, se assiste continuamente a paradigmas verdadeiramente excepcionais de verdade e mentira, evidencia-se, dada a escassez de estudos relacionados, a necessidade de compreender e acompanhar a leitura que os mais novos fazem destas questões. O trabalho agora apresentado tem como problemática geral, As concepções que os jovens têm sobre a Mentira e procura, através de uma metodologia qualitativa, responder ao seguinte problema de investigação: Quais as concepções que os jovens têm acerca da Mentira, consoante o género e em diferentes momentos do seu percurso escolar? Pretende-se, através da aplicação de entrevistas estruturadas a um conjunto de alunos de diferentes anos lectivos, clarificar a sua visão de mentira, perceber o papel que pais, escola e pares, têm nesta dinâmica e compreender de que forma esta pode ajudar a esclarecer a origem de determinados valores morais. Os dados recolhidos, depois de analisados e confrontados com bibliografia relacionada, permitiram desenvolver conclusões interessantes, revelando assim a relevância do género e nível de escolaridade, na compreensão da problemática geral. Apesar de existirem situações em que as diferenças de género são notórias, é essencialmente no que diz respeito ao nível de escolaridade que se notam as diferenças mais pertinentes na concepção de mentira.
URI: http://hdl.handle.net/10451/5303
ISBN: 978-972-8746-71-1
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIEDF - Comunicações



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.