Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5310
Title: As atitudes face ao uso do computador e da internet: Uma experiência com alunos de Ciências do Ensino Secundário
Authors: Monteiro, Maria Elvira
Miranda, Guilhermina Lobato
Keywords: Atitudes
Computador
Internet
Integração curricular das TIC
Issue Date: Jun-2011
Citation: Monteiro, M. E. & Miranda, G.L. (2011).As atitudes face ao uso do computador e da internet. In A. Rocha, R. Gonçalves, M. P. Cota, & L. P Reis (Edts). Sistemas e tecnologias da informação: Actas da 6ª conferência ibérica de sistemas e tecnologias de informação (630-635). Braga: APPACDM
Abstract: Num estudo realizado ao longo dos anos lectivos 2008-2009 e 2009-2010 foram recolhidos dados que permitiram estudar as atitudes dos alunos face ao computador e à Internet e a relação entre as atitudes e o uso que os alunos dizem fazer destas ferramentas. Foi ainda aplicada uma escala de raciocínio lógico, que funcionou como variável moderadora. Este estudo foi orientado para determinar se a variável integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (uso do computador e da Internet) de forma sistemática e regular na sala de aula tinha algum efeito nas atitudes dos alunos do ensino secundário face à tecnologia. Participaram 75 alunos seleccionados por amostragem não aleatória já que correspondiam às únicas três turmas do curso de ciências e tecnologias existente na escola onde decorreu o estudo. Do ponto de vista metodológico optou-se por uma abordagem quantitativa com design quasi-experimental combinada com uma abordagem qualitativa de descrição e interpretação dos dados. Como instrumentos de recolha de dados utilizaram-se dois questionários: Um de “Atitudes face ao computador e à Internet” e o outro “O uso do computador e da Internet”. Os questionários foram aplicados pelos professores de cada turma na aula de Biologia/Geologia sob orientação de uma das autoras. Os resultados mostraram que o sexo não teve influência significativa, mas a idade parece afectar a atitude face ao computador assim como o uso regular em contexto de sala de aula.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/5310
ISBN: 978-989-96247-4-0
Appears in Collections:IE - GIETS - Comunicações e Conferências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
paper273_artigo_corrigido_autores_a_16Abril php.pdf197,74 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.