Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
GI Educação Tecnologia Sociedade (IE-GIETS) >
IE - GIETS - Comunicações e Conferências >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5310

Título: As atitudes face ao uso do computador e da internet: Uma experiência com alunos de Ciências do Ensino Secundário
Autor: Monteiro, Maria Elvira
Miranda, Guilhermina Lobato
Palavras-chave: Atitudes
Computador
Internet
Integração curricular das TIC
Issue Date: Jun-2011
Citação: Monteiro, M. E. & Miranda, G.L. (2011).As atitudes face ao uso do computador e da internet. In A. Rocha, R. Gonçalves, M. P. Cota, & L. P Reis (Edts). Sistemas e tecnologias da informação: Actas da 6ª conferência ibérica de sistemas e tecnologias de informação (630-635). Braga: APPACDM
Resumo: Num estudo realizado ao longo dos anos lectivos 2008-2009 e 2009-2010 foram recolhidos dados que permitiram estudar as atitudes dos alunos face ao computador e à Internet e a relação entre as atitudes e o uso que os alunos dizem fazer destas ferramentas. Foi ainda aplicada uma escala de raciocínio lógico, que funcionou como variável moderadora. Este estudo foi orientado para determinar se a variável integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (uso do computador e da Internet) de forma sistemática e regular na sala de aula tinha algum efeito nas atitudes dos alunos do ensino secundário face à tecnologia. Participaram 75 alunos seleccionados por amostragem não aleatória já que correspondiam às únicas três turmas do curso de ciências e tecnologias existente na escola onde decorreu o estudo. Do ponto de vista metodológico optou-se por uma abordagem quantitativa com design quasi-experimental combinada com uma abordagem qualitativa de descrição e interpretação dos dados. Como instrumentos de recolha de dados utilizaram-se dois questionários: Um de “Atitudes face ao computador e à Internet” e o outro “O uso do computador e da Internet”. Os questionários foram aplicados pelos professores de cada turma na aula de Biologia/Geologia sob orientação de uma das autoras. Os resultados mostraram que o sexo não teve influência significativa, mas a idade parece afectar a atitude face ao computador assim como o uso regular em contexto de sala de aula.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/5310
ISBN: 978-989-96247-4-0
Appears in Collections:IE - GIETS - Comunicações e Conferências

Files in This Item:

File Description SizeFormat
paper273_artigo_corrigido_autores_a_16Abril php.pdf197,74 kBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia