Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/5311
Título: Programa de Formação Contínua em Matemática: Um contexto rico de supervisão
Autor: Martins, Cristina
Santos, Leonor
Palavras-chave: Supervisão
Programa de Formação Contínua
Desenvolvimento profissional
Reflexão
Papel do supervisor
Data: 2010
Editora: Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
Citação: EDUSER: revista de educação, Vol 2(1), 2010
Resumo: Este texto tem por base uma investigação em curso no âmbito do programa de doutoramento em Educação na especialidade de Didáctica da Matemática da primeira autora, sendo a segunda a orientadora. O estudo, de natureza qualitativa, apresenta como contexto o Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º Ciclo, tendo como principal objectivo verificar o contributo deste programa no desenvolvimento profissional do professor. Este programa de formação apresenta características particulares e inovadoras, o tipo de sessões previstas, prevendo a presença do formador em sala de aula; a planificação conjunta e posterior experimentação de tarefas; a ênfase na reflexão sobre as práticas; a importância do trabalho colaborativo; entre outros aspectos igualmente valorizados nas suas linhas orientadoras. Assim, pelas suas características, é, à partida, um contexto rico de supervisão, mas é a voz de uma professora participante neste estudo que nos leva a reforçar esta ideia.
This text is based on an ongoing investigation as part of the doctoral program in education in the specialty of mathematics education by the first author, the second being the supervisor. The study, qualitative in nature, shows as a context the Teacher Training Program in Mathematics for 1st Cycle Teachers with the main objective to verify the contribution of this program in teacher professional development. This training program has particular and innovative characteristics, such as the kind of scheduled sessions, anticipating the presence of the trainer in the classroom; the joint planning and subsequent task experimentation; the emphasis on reflection on practice, the importance of collaborative work among other aspects equally valued in its guidelines. Thus, according to its characteristics, it is, up front, a rich context of supervision, but it is the voice of a teacher participating in this study that leads us to reinforce this idea. Keywords: Supervision, training program, professional development, reflection, role of supervisor.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/5311
ISSN: 1645-4774
Aparece nas colecções:IE - GIDM - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Martins & Santos (2010) Eduser.pdf223,78 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.