Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
GI Didáctica da Matemática (IE-GIDM) >
IE - GIDM - Artigos em Revistas Nacionais >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5311

Título: Programa de Formação Contínua em Matemática: Um contexto rico de supervisão
Autor: Martins, Cristina
Santos, Leonor
Palavras-chave: Supervisão
Programa de Formação Contínua
Desenvolvimento profissional
Reflexão
Papel do supervisor
Issue Date: 2010
Editora: Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
Citação: EDUSER: revista de educação, Vol 2(1), 2010
Resumo: Este texto tem por base uma investigação em curso no âmbito do programa de doutoramento em Educação na especialidade de Didáctica da Matemática da primeira autora, sendo a segunda a orientadora. O estudo, de natureza qualitativa, apresenta como contexto o Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º Ciclo, tendo como principal objectivo verificar o contributo deste programa no desenvolvimento profissional do professor. Este programa de formação apresenta características particulares e inovadoras, o tipo de sessões previstas, prevendo a presença do formador em sala de aula; a planificação conjunta e posterior experimentação de tarefas; a ênfase na reflexão sobre as práticas; a importância do trabalho colaborativo; entre outros aspectos igualmente valorizados nas suas linhas orientadoras. Assim, pelas suas características, é, à partida, um contexto rico de supervisão, mas é a voz de uma professora participante neste estudo que nos leva a reforçar esta ideia.
This text is based on an ongoing investigation as part of the doctoral program in education in the specialty of mathematics education by the first author, the second being the supervisor. The study, qualitative in nature, shows as a context the Teacher Training Program in Mathematics for 1st Cycle Teachers with the main objective to verify the contribution of this program in teacher professional development. This training program has particular and innovative characteristics, such as the kind of scheduled sessions, anticipating the presence of the trainer in the classroom; the joint planning and subsequent task experimentation; the emphasis on reflection on practice, the importance of collaborative work among other aspects equally valued in its guidelines. Thus, according to its characteristics, it is, up front, a rich context of supervision, but it is the voice of a teacher participating in this study that leads us to reinforce this idea. Keywords: Supervision, training program, professional development, reflection, role of supervisor.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/5311
ISSN: 1645-4774
Appears in Collections:IE - GIDM - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Martins & Santos (2010) Eduser.pdf223,78 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia