Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5313
Title: Reflectir antes de agir, a avaliação reguladora em Matemática–B
Author: Dias, Paulo
Santos, Leonor
Keywords: Aprendizagem em Matemática
Avaliação reguladora
Reflexão
Situação problemática
Estratégias de resolução
Issue Date: 2008
Publisher: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação
Citation: Avaliação em Matemática: Problemas e desafios
Abstract: Este estudo procurou compreender se a resposta de um aluno a uma tarefa pode ser ajudada pela compreensão e antecipação da sua resolução. Seguindo uma abordagem metodológica de natureza interpretativa, foi estudada uma turma de Matemática – B do 12º ano. Ao longo da resolução de três situações problemáticas, foi feito o registo da observação do trabalho dos alunos em aula num diário de bordo, acompanhado de registo áudio, e recolhidas e analisadas as produções escritas realizadas pelos alunos. Os resultados deste estudo apontam que a reflexão que precede a realização das tarefas pode ajudar o aluno a ultrapassar os seus erros e dificuldades, uma vez que implica o desenvolvimento de mecanismos necessários para avaliar a exequibilidade ou não de uma dada estratégia de resolução. Na procura de um caminho que o possa conduzir à solução correcta, o aluno faz experimentações, estabelece conjecturas e avalia a sua razoabilidade.
This study tries to understand if pupil's answer to a task is helped by the understanding and anticipation of its resolution. Following an interpretative approach, a 12th grade Mathematics-B class was studied. Throughout the resolution of three problems, the pupils work in classroom has been recorded in a logbook with audio recording and collected and analyzed written productions carried out by pupils. The study results suggest that the reflection that proceeds the resolution of a tasks can help the pupil to exceed their mistakes and difficulties, as soon as it implicates the development of necessary mechanisms to value the feasibility or not of a given resolution strategy. In the search of a way that could drive it to the correct solution, the pupil does experiments, provide and assess the reasonability of his or her work.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/5313
ISSN: 978-972-8614-09-6
Publisher Version: http://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/avaliacao_files/MA_livro_Aval..pdf
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIDM - Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dias, P.& Santos (2008).pdf502,91 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.