Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Ciências (FC) >
Departamento de Educação (FC-DE) >
Centro de Investigação em Educação (FC-DE-CIE) >
GI Didáctica da Matemática (FC-DE-CIE-GIDM) >
FC-DE-CIE-GIDM - Capítulos de Livros >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5313

Título: Reflectir antes de agir, a avaliação reguladora em Matemática–B
Autor: Dias, Paulo
Santos, Leonor
Palavras-chave: Aprendizagem em Matemática
Avaliação reguladora
Reflexão
Situação problemática
Estratégias de resolução
Issue Date: 2008
Editora: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação
Citação: Avaliação em Matemática: Problemas e desafios
Resumo: Este estudo procurou compreender se a resposta de um aluno a uma tarefa pode ser ajudada pela compreensão e antecipação da sua resolução. Seguindo uma abordagem metodológica de natureza interpretativa, foi estudada uma turma de Matemática – B do 12º ano. Ao longo da resolução de três situações problemáticas, foi feito o registo da observação do trabalho dos alunos em aula num diário de bordo, acompanhado de registo áudio, e recolhidas e analisadas as produções escritas realizadas pelos alunos. Os resultados deste estudo apontam que a reflexão que precede a realização das tarefas pode ajudar o aluno a ultrapassar os seus erros e dificuldades, uma vez que implica o desenvolvimento de mecanismos necessários para avaliar a exequibilidade ou não de uma dada estratégia de resolução. Na procura de um caminho que o possa conduzir à solução correcta, o aluno faz experimentações, estabelece conjecturas e avalia a sua razoabilidade.
This study tries to understand if pupil's answer to a task is helped by the understanding and anticipation of its resolution. Following an interpretative approach, a 12th grade Mathematics-B class was studied. Throughout the resolution of three problems, the pupils work in classroom has been recorded in a logbook with audio recording and collected and analyzed written productions carried out by pupils. The study results suggest that the reflection that proceeds the resolution of a tasks can help the pupil to exceed their mistakes and difficulties, as soon as it implicates the development of necessary mechanisms to value the feasibility or not of a given resolution strategy. In the search of a way that could drive it to the correct solution, the pupil does experiments, provide and assess the reasonability of his or her work.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/5313
ISSN: 978-972-8614-09-6
Versão do Editor: http://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/avaliacao_files/MA_livro_Aval..pdf
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIDM - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dias, P.& Santos (2008).pdf502,91 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia