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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5315

Título: Por que razão é importante identificar e analisar os erros e dificuldades dos alunos? O feedback regulador
Autor: Dias, Sónia
Santos, Leonor
Palavras-chave: Aprendizagem em Matemática
Avaliação reguladora
Feedback
Operações com fracções
Issue Date: 2008
Editora: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Citação: Avaliação em Matemática: Problemas e desafios
Resumo: Nas últimas décadas, a avaliação enquanto parte integrante da aprendizagem tem vindo a ganhar cada vez mais importância. Uma das possíveis formas de levar à prática uma avaliação que contribua para a aprendizagem é através do feedback dado pelo professor a produções dos alunos, ainda sujeitas a nova versão. Compreender mais profundamente que características devem ter este feedback e como ele é entendido pelos alunos foi um dos objectivos deste estudo, desenvolvido no âmbito do Projecto AREA. Seguindo uma abordagem metodológica de natureza interpretativa, foi estudada uma turma de 7º ano de escolaridade em Matemática. Ao longo da resolução de uma tarefa relativa à adição e subtracção de fracções, foi feita a recolha das duas versões das produções dos alunos, o feedback escrito dado pela professora e o registo descritivo feito num diário de bordo da discussão que tomou lugar na segunda aula. Os resultados deste estudo apontam que muito do que escrevem os professores nas produções dos alunos não é para eles claro, não contribuindo assim para a sua aprendizagem. Uma prática continuada de realização de tarefas em duas fases comentadas pelo professor parece essencial para a compreensão por parte dos alunos do contributo desta prática para a sua aprendizagem.
In the last decades, the assessment as a part of the learning process has been coming to gain more and more importance. One possible ways of acting upon an assessment that contributes to the learning process is through the feedback given by the teacher to pupils' productions, even under the new version. To understand deeply which characteristics must have this feedback and how it is understood by the pupils were the objectives of this study, developed under the Project AREA. Following an interpretative approach, we studied a 7th grade Mathematics class. Throughout the task resolution of the addition and subtraction of fractions tasks, there was done the gathering of two versions of the pupils' productions, the written feedback given by the teacher and the register done in a log book of the discussion that took place in the second phase of the work in class. The results of this study indicate that much of what the teachers write in the pupils' productions is not clear for them, not contributing to their learning. A task in two phases continued practice commented by the teacher seems essential for pupils to understand the importance of this practice for their learning.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/5315
ISSN: 978-972-8614-09-6
Versão do Editor: http://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/avaliacao_files/MA_livro_Aval..pdf
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