Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
GI Psicologia da Educação (IE-GIPE) >
IE - GIPE - Comunicações e Conferências >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5319

Título: O uso do jogo na educação pré-escolar: um estudo sobre a prática dos educadores de infância
Autor: Serrão, Maria
Carvalho, Carolina
Palavras-chave: Educação Pré-escolar
Prática Pedagógica do Educador de Infância
Desenvolvimento da Criança
Jogo
Issue Date: 2011
Editora: Universidade da Coruña
Citação: Libro de actas do Xi congreso internacional galego-Portugués de psicopedagoxía
Resumo: Pensar no jogo implica reflectir sobre as suas potencialidades no desenvolvimento da criança na educação pré-escolar. Na área da investigação já é consensual que o jogo promove o desenvolvimento da criança, neste sentido procurou-se conhecer e aprofundar esta temática, mais concretamente, sobre a prática pedagógica dos educadores e a sua exploração e que se pretende descrever nesta comunicação. Ou seja, com esta comunicação pretende-se dar a conhecer de que forma o jogo é utilizado nas áreas de conteúdo das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar e as estratégias utilizadas pelos educadores. Participaram no estudo 54 educadores que responderam a um inquérito por questionário em 17 escolas da Madeira com Pré-escolar e, através da observação, duas educadoras com metodologias diferentes, nomeadamente, o Movimento da Escola Moderna (MEM) e a Metodologia Tradicional (MT). Em função dos dados recolhidos verificou-se que as educadoras consideram relevante a planificação, a avaliação, a organização e a disposição dos materiais para a ajudar a criança a construir novos saberes e a sustentar o processo de ensino-aprendizagem de forma significativa e diversificada. Os resultados evidenciam, ainda, que as potencialidades do jogo no desenvolvimento da criança podem ser condicionadas, particularmente, pelo ambiente educativo, pela planificação, pelas metodologias adoptadas e pelas estratégias dos educadores.
URI: http://hdl.handle.net/10451/5319
ISSN: 1138-1663
Appears in Collections:IE - GIPE - Comunicações e Conferências

Files in This Item:

File Description SizeFormat
XI_Congreso_Internacional_pp1091-1103.pdf206,44 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE