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Título: Uma escala de avaliação da empatia: adaptação portuguesa do Questionnaire to Assess Affective and Cognitive Empathy
Autor: Veiga, Feliciano
Santos, Elisabete
Palavras-chave: Empatia
Avaliação da empatia
Validação
Educação
Data: 2011
Citação: Veiga, F. & Santos, E. (2011). Uma escala de avaliação da empatia: adaptação portuguesa do Questionnaire to Assess Affective and Cognitive Empathy. Actas do VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica, XV Conferencia Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Universidade Lisboa, Portugal
Resumo: Neste estudo, procedeu-se à adaptação portuguesa de uma escala de empatia, ―A Questionnaire to Assess Affective and Cognitive Empathy in Children‖ (QACEC), de Zoll e Enz (2010). A amostra envolveu 328 alunos do ensino básico de escolas de Lisboa, 4º e 6º anos, com sujeitos do género masculino e feminino. A escala apresentou bons índices de consistência interna. Numa análise de componentes principais com rotação varimax, foram identificadas duas dimensões, a afectiva e a cognitiva. No estudo da validade externa, os factores da escala apareceram correlacionados, no sentido esperado, com variáveis específicas (género, retenções, idade, ano de estudo desejado e habilitações escolares dos pais). Os resultados sugerem que a versão agora adaptada apresenta boas qualidades psicométricas que a tornam útil na investigação em psicologia e em educação.
Descrição: Este estudo foi apoiado financeiramente pela FCT para o período 2010-2013.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/5328
Aparece nas colecções:IE - GIPE - Comunicações e Conferências

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