Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5328
Title: Uma escala de avaliação da empatia: adaptação portuguesa do Questionnaire to Assess Affective and Cognitive Empathy
Author: Veiga, Feliciano
Santos, Elisabete
Keywords: Empatia
Avaliação da empatia
Validação
Educação
Issue Date: 2011
Citation: Veiga, F. & Santos, E. (2011). Uma escala de avaliação da empatia: adaptação portuguesa do Questionnaire to Assess Affective and Cognitive Empathy. Actas do VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica, XV Conferencia Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Universidade Lisboa, Portugal
Abstract: Neste estudo, procedeu-se à adaptação portuguesa de uma escala de empatia, ―A Questionnaire to Assess Affective and Cognitive Empathy in Children‖ (QACEC), de Zoll e Enz (2010). A amostra envolveu 328 alunos do ensino básico de escolas de Lisboa, 4º e 6º anos, com sujeitos do género masculino e feminino. A escala apresentou bons índices de consistência interna. Numa análise de componentes principais com rotação varimax, foram identificadas duas dimensões, a afectiva e a cognitiva. No estudo da validade externa, os factores da escala apareceram correlacionados, no sentido esperado, com variáveis específicas (género, retenções, idade, ano de estudo desejado e habilitações escolares dos pais). Os resultados sugerem que a versão agora adaptada apresenta boas qualidades psicométricas que a tornam útil na investigação em psicologia e em educação.
Description: Este estudo foi apoiado financeiramente pela FCT para o período 2010-2013.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/5328
Appears in Collections:IE - GIPE - Comunicações e Conferências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Uma escala de avaliação da empatia.pdf516,84 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.