Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5329
Title: Avaliação do bullying e da disrupção escolar: escalas em estudos portugueses com adolescentes
Author: Veiga, Feliciano
Keywords: Disrupção escolar
Bullying
Vitimização entre pares
Avaliação
Issue Date: 2011
Citation: Veiga, F. (2011). Avaliação do bullying e da disrupção escolar: escalas em estudos portugueses com adolescentes. Actas do VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica, XV Conferencia Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Universidade Lisboa, Portugal
Abstract: Em vários países, as escolas estão hoje confrontadas com níveis de indisciplina e violência que, por vezes, tornam difícil um clima propício ao ensino e à aprendizagem. A avaliação de tais ocorrências tem sido feita de formas variadas e com diferentes graus e tipos de estruturação, ora por iniciativas ocorridas na escola, ora mais ligadas a estruturas do poder central (observatórios de violência escolar existentes em vários países), ora derivadas de centros de investigação específica. Neste contexto, o presente estudo inclui, num primeiro ponto, informação acerca da avaliação da disrupção escolar em geral, com a Escala de Disrupção Escolar Inferida pelos professores (EDEI e EDEI-2006)) e com a Escala de Disrupção Escolar Professada pelos alunos (EDEP). Num segundo momento, procedese à apresentação de novos elementos da adaptação da Peer Victimization Scale, em alunos adolescentes portugueses.
Description: Este estudo foi apoiado financeiramente pela FCT para o período 2010-2013.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/5329
Appears in Collections:IE - GIPE - Comunicações e Conferências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliaação do Bullying e a Disrupção Escolar.pdf320,38 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.