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Título: Avaliação do bullying e da disrupção escolar: escalas em estudos portugueses com adolescentes
Autor: Veiga, Feliciano
Palavras-chave: Disrupção escolar
Bullying
Vitimização entre pares
Avaliação
Data: 2011
Citação: Veiga, F. (2011). Avaliação do bullying e da disrupção escolar: escalas em estudos portugueses com adolescentes. Actas do VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica, XV Conferencia Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Universidade Lisboa, Portugal
Resumo: Em vários países, as escolas estão hoje confrontadas com níveis de indisciplina e violência que, por vezes, tornam difícil um clima propício ao ensino e à aprendizagem. A avaliação de tais ocorrências tem sido feita de formas variadas e com diferentes graus e tipos de estruturação, ora por iniciativas ocorridas na escola, ora mais ligadas a estruturas do poder central (observatórios de violência escolar existentes em vários países), ora derivadas de centros de investigação específica. Neste contexto, o presente estudo inclui, num primeiro ponto, informação acerca da avaliação da disrupção escolar em geral, com a Escala de Disrupção Escolar Inferida pelos professores (EDEI e EDEI-2006)) e com a Escala de Disrupção Escolar Professada pelos alunos (EDEP). Num segundo momento, procedese à apresentação de novos elementos da adaptação da Peer Victimization Scale, em alunos adolescentes portugueses.
Descrição: Este estudo foi apoiado financeiramente pela FCT para o período 2010-2013.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/5329
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