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Título: O Elemento Civilizatório e a Educação nas Relações Históricas Portugal- Brasil/ Brasil-Portugal
Autor: Magalhães, Justino
Palavras-chave: Civilização
Educação
Aculturação
Data: Jul-2003
Editora: Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação, Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: Magalhães, Justino (2003). O Elemento Civilizatório e a Educação nas Relações Históricas Portugal- Brasil/ Brasil-Portugal. Educação e Filosofia, v. 17, nº 34, jul/dez. 2003, pp. 35-50
Resumo: A relação histórica Portugal-Brasil/ Brasil-Portugal constitui-se como processo civilizatório, social, material e simbólico, em que a cultura escrita se desenvolve e se torna qualitativa e quantitativamente determinante, como recurso e meio, construídos e utilizados por uma diversidade de agentes - missionários, colonis, emigrantes, representantes políticos, mercadores. A história desta relação desafia a uma aproximação interdisciplinar entre a história cultural e a história da educação, no que se refere aos processos de colonização, missionação, escolarização, e ainda na singularidade da relação cultural estabelecida a partir de uma língua que evolui em comum de um e outro lado do Atlântico. Os objectivos fundamentais deste texto são introduzir essa abordagem interdisciplinar: situar a educação, enquanto factor instituinte das dimensões civilizacionais, no quadro da relação histórica Portugal-Brasil/ Brasil-Portugal; sistematizar as principais marcas de aculturação, reinvenção e interacção socio-cultural que caracterizam essa mesma relação.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/5332
ISSN: 0102-6801
Versão do Editor: www.edufu.ufu.br
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