Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Ciências (FC) >
Departamento de Educação (FC-DE) >
Centro de Investigação em Educação (FC-DE-CIE) >
GI Educação, Desenvolvimento e Formação (FC-DE-CIE-GIEDF) >
FC-DE-CIE-GIEDF - Comunicações >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5390

Título: Percepções dos professores acerca de si próprios enquanto profissionais da docência
Autor: Gonçalves, Virgílio
Veiga, Feliciano
Issue Date: 2009
Editora: Universidade do Minho
Citação: Gonçalves, V., & Veiga, F. H. (2009). Percepções dos professores acerca de si próprios enquanto profissionais da docência. Livro de Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade do Minho, Braga, Portugal
Resumo: Este estudo teve como objectivo geral analisar a percepção que os professores têm de si mesmos, como profissionais do ensino. Foram formuladas as seguintes questões de estudo: Q1 - Que relação existe entre o autoconceito profissional dos professores e os seus comportamentos de profissionalidade (cidadania) docente, quer nos professores em geral quer por níveis de ensino? Q2 - Quais o factores escolares que mais contribuem para a explicação da variância dos comportamentos de profissionalidade? Q3 - Quais as dimensões do autoconceito profissional que mais contribuem para a explicação da variância dos comportamentos de cidadania dos professores? A amostra foi constituída por professores de ambos os sexos, de diferentes idades, em diferentes fases de desenvolvimento da sua carreira e de diferentes escolas. Para a avaliação dos comportamentos de profissionalidade (cidadania) docente utilizou-se a Escala de Representação dos Professores acerca da sua Cidadania/Profissionalidade Docente (ERP-CCID). Os resultados evidenciaram relações entre as dimensões da profissionalidade docente e variáveis escolares e pessoais. Os resultados aproximam-se de outros estudos e destacam a importância de contextos facilitadores do desenvolvimento profissional dos professores. O estudo termina com sugestões de futuras investigações.
Arbitragem científica: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/5390
ISBN: 978-972-8746-71-1
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIEDF - Comunicações

Files in This Item:

File Description SizeFormat
PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES ACERCA DE SI PRÓPRIOS.pdf282,36 kBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia