Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Ciências (FC) >
Departamento de Educação (FC-DE) >
Centro de Investigação em Educação (FC-DE-CIE) >
GI Educação, Desenvolvimento e Formação (FC-DE-CIE-GIEDF) >
FC-DE-CIE-GIEDF - Comunicações >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5390

Título: Percepções dos professores acerca de si próprios enquanto profissionais da docência
Autor: Gonçalves, Virgílio
Veiga, Feliciano
Issue Date: 2009
Editora: Universidade do Minho
Citação: Gonçalves, V., & Veiga, F. H. (2009). Percepções dos professores acerca de si próprios enquanto profissionais da docência. Livro de Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade do Minho, Braga, Portugal
Resumo: Este estudo teve como objectivo geral analisar a percepção que os professores têm de si mesmos, como profissionais do ensino. Foram formuladas as seguintes questões de estudo: Q1 - Que relação existe entre o autoconceito profissional dos professores e os seus comportamentos de profissionalidade (cidadania) docente, quer nos professores em geral quer por níveis de ensino? Q2 - Quais o factores escolares que mais contribuem para a explicação da variância dos comportamentos de profissionalidade? Q3 - Quais as dimensões do autoconceito profissional que mais contribuem para a explicação da variância dos comportamentos de cidadania dos professores? A amostra foi constituída por professores de ambos os sexos, de diferentes idades, em diferentes fases de desenvolvimento da sua carreira e de diferentes escolas. Para a avaliação dos comportamentos de profissionalidade (cidadania) docente utilizou-se a Escala de Representação dos Professores acerca da sua Cidadania/Profissionalidade Docente (ERP-CCID). Os resultados evidenciaram relações entre as dimensões da profissionalidade docente e variáveis escolares e pessoais. Os resultados aproximam-se de outros estudos e destacam a importância de contextos facilitadores do desenvolvimento profissional dos professores. O estudo termina com sugestões de futuras investigações.
Arbitragem científica: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/5390
ISBN: 978-972-8746-71-1
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIEDF - Comunicações

Files in This Item:

File Description SizeFormat
PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES ACERCA DE SI PRÓPRIOS.pdf282,36 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia