Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Reitoria (REIT) >
REIT - Mestrados em Ensino >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5391

Título: A sociedade romana aos olhos de Marcial : uma proposta didáctica de língua e cultura
Autor: Silva, Joana Margarida Tinoco da
Orientador: Abranches, Cristina, 1963-
Palavras-chave: Língua latina - Ensino - Portugal
Epigramas latinos
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: O objectivo deste relatório é a apresentação da unidade didáctica de Latim A – 11.º, leccionada nas Escolas Secundárias de Camões e de Sacavém ao 11.º J e LH, no ano lectivo de 2009/2010. Partindo de epigramas de Marcial, que se inserem no grande tema programático de 11.º ano - “Roma e os Romanos – vida e sociedade”, abordou-se algumas das principais estruturas da língua latina. Levando os alunos a reflectir sobre o funcionamento da língua e a sua relação com o português, introduziu-se o infinitivo, a oração subordinada completiva infinitiva, o presente e pretérito imperfeito do conjuntivo e os seus valores expressivos. As estratégias de ensino envolveram a exposição de novos conteúdos sobre aspectos da língua latina, os quais partiram sempre da leitura de textos de Marcial, pois são testemunhos apelativos e lúdicos de uma época. Embora a leitura, análise e tradução de textos tenham sido as actividades mais valorizadas, foram propostos exercícios diversificados no intuito de motivar os alunos e promover a reflexão e análise, a sistematização de conhecimentos, a orientação de processos para a efectiva realização das tarefas, para fomentar uma maior autonomia do aluno no estudo da língua. No final do relatório analisou-se e interpretou-se os resultados obtidos nas actividades realizadas. Tal conduziu a uma ponderação sobre a necessidade de adopção de diferentes metodologias e do recurso a distintos processos de remediação.
L‟objectif de ce travail est la réflexion sur la séquence didactique de Latin A (11.ème année de l‟enseignement portugais), présentée dans les Écoles Secondaires de Camões et Sacavém aux 11.ème J et LH, dans l‟année scolaire 2009/2010. En partant de quelques épigrammes de Martial qui s‟insèrent dans un grand thème programatique de la 11.ème année – “Rome et les Romains –vie et société”, on a abordé quelques-unes des principales structures de la langue latine. En amenant les élèves à refléchir sur le fonctionnement de la langue latine et de son rapport avec le portugais, on a introduit l‟infinitif, la proposition subordonnée complétive infinitive, le subjonctif (présent et imparfait) et leurs valeurs expressives. Les stratégies d‟enseignement ont engagé l‟exposition de nouveaux sujets sur quelques aspects de la langue latine, lesquels sont toujours partis de la lecture de textes de Martial, en tant que témoins appélatifs et ludiques d‟une époque. Bien que la lecture, l‟analyse et la traduction de textes aient étè les activités les plus valorisées, on a diversifié les exercices présentés pour éveiller la motivation chez les élèves ayant l‟intention de promouvoir la réflexion et l‟analyse, la systématisation de connaissances, l‟orientation de procédés pour l‟effective réalisation des tâches, afin de fomenter une plus grande autonomie de l‟apprenant dans l‟étude de la langue. À la fin de ce rapport on a analysé et interpreté les résultats obtenus dans les activités réalisées, ce qui a conduit à une pondération sur le besoin d‟adopter des différentes méthodologies et de recourir à des procédés de rémédiation distintifs.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português e Línguas Clássicas, Universidade de Lisboa, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5391
Appears in Collections:REIT - Mestrados em Ensino

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039765_tm.pdf2,75 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia