Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Reitoria (REIT) >
REIT - Mestrados em Ensino >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5398

Title: A interacção entre a sala de aula e o museu como estratégia de envolvimento na aprendizagem
Authors: Cadete, Flávia Isabel Marques
Advisor: Pedro, António, 1953-
Santos, Sara Bahia dos, 1959-
Keywords: Museus - educação
Educação estética
Aprendizagem
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2011
Issue Date: 2011
Abstract: Este Relatório Final encontra-se no âmbito da disciplina de Iniciação à Prática Profissional IV, tendo como objetivo a descrição e análise da atividade letiva supervisionada da disciplina de Artes Visuais. A atividade foi desenvolvida em horário escolar, ao longo de vinte e duas aulas semanais, dezoito em sala de aula e quatro em Museu, através de visitas guiadas a exposições. Teve como objetivo desenvolver as capacidades expressivas ao nível da Comunicação Visual, recorrendo aos elementos estruturais da Linguagem Visual e à manipulação expressiva de alguns materiais e técnicas, e a aquisição de competências ao nível da literacia estético visual. Os alunos que participaram no projeto são adolescentes com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos, que frequentam o 1º ano do Curso de Educação e Formação de Pintura de Azulejo, o equivalente ao 8ºano. Caracterizados, pelo Conselho de Turma, como tendo “fraca motivação”, “falta de conhecimentos, no âmbito de uma literacia estético visual”, “falta de concentração e atenção” e com “baixa auto-estima”. Com a finalidade de aumentar o envolvimento, a autonomia, a vontade de aprender e desenvolver os conhecimentos, recorreu-se a uma estratégia didática que parte da interação entre a sala de aula e o Museu.
This Final Report is under the discipline of Introduction to Professional Practice IV, aiming to describe and analyze the activity of supervised academic discipline of Visual Arts. The activity was developed in school hours, over twenty-two weekly classes, eighteen in the classroom and four in the Museum, with guided tours through the exhibition. The objective was to develop the expressive capabilities in terms of Visual Communication, using the structural elements of visual language and expressive handling of some materials and techniques, and the acquisition of literacy skills in the visual aesthetic. The students who participated in the project are adolescents aged 14 to 17 years, attending the first year of the Course of Education and Training Tile Painting, the equivalent of eight year. Characterized by the class council, as having "low motivation", "lack of knowledge as part of an aesthetic visual literacy," "lack of concentration and attention" and "low self-esteem." In order to increase involvement, autonomy, willingness to learn and develop the knowledge, resorted to a didactic strategy that part of the interaction between the classroom and the Museum.
Description: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5398
Appears in Collections:REIT - Mestrados em Ensino

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039763_tm.pdf390.4 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE