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Título: Enfermagem à procura de si : integrando modalidades terapêuticas não convencionais no processo de cuidados
Autor: Santos, Maria Irene Mendes Pedro, 1958-
Orientador: Basto, Marta Lima
Palavras-chave: Cuidados de enfermagem
Terapêuticas
Teoria fundamentada nos dados
Investigação qualitativa
Teses de doutoramento - 2012
Issue Date: 2011
Resumo: A prática de modalidades terapêuticas não convencionais, por enfermeiros, foi-nos trazida e questionada pelos estudantes, na sequência do ensino clínico. A resposta legitimamente esperada conduziu-nos ao estudo científico desta realidade. Foi nosso objectivo compreender o processo de integração deste tipo de modalidades terapêuticas na prática de enfermagem, delimitando as seguintes dimensões: a identificação das modalidades terapêuticas que os enfermeiros utilizam na sua prática; os significados que lhes atribuem; as estratégias que desenvolvem na sua utilização; a eficácia que avaliam, enfermeiros e doentes. A investigação foi realizada em contexto hospitalar. Envolveu 15 enfermeiros que trabalham em 9 hospitais públicos, de níveis distrital e central, do norte, centro e sul do País, e uma equipa de 10 enfermeiros e 17 utentes de um serviço de dor, de um hospital oncológico. O método utilizado foi a Grounded Theory, na perspectiva de Kathy Charmaz. As principais técnicas de colheita de dados foram a entrevista intensiva e a observação participante; subsidiariamente recorreu-se à análise documental. Dos resultados salientamos: Os enfermeiros utilizam modalidades terapêuticas não convencionais de natureza ambiental, manipulativa, mental-cognitiva, energética e de relação; constituem-se, também, como instrumentos terapêuticos, através de um tipo de presença e de toque particulares. O ambiente físico, social e normativo condicionam a prática destas modalidades; dos modos de acção evidencia-se: a importância que conferem aos aspectos éticos; a dissimulação/ocultação destas práticas face aos outros profissionais da equipa de saúde; e a desmontagem e recombinação de várias técnicas das modalidades praticadas, de que resulta a individualização dos cuidados. Os enfermeiros identificam um sentido de elevada coerência conceptual deste tipo de modalidades terapêuticas com a enfermagem, razão da sua abertura à integração das mesmas no processo de cuidados. Afirmam a importância do ensino destas modalidades terapêuticas como parte integrante da formação em enfermagem, cujos resultados avaliam de elevado interesse terapêutico, o que é amplamente corroborado pelos utentes. Evidenciam-se indicadores de resultados fisiológicos, comportamentais e de bem-estar.
The practice of unconventional therapeutic modalities by nurses was brought to us and questioned by students, following clinical learning. The answer, legitimately expected, led us to the scientific study of this reality. Our goal was to understand the integration process of this type of therapeutic modalities in nursing practice, outlining the following dimensions: the identification of therapy modalities that nurses use in their practice; the meanings they attribute to it; the strategies they develop in their use; the assessment done by nurses and patients regarding its effectiveness. The investigation was performed in a hospital context. It involved 15 nurses that work in 9 public hospitals, at district and central levels, in the north, central and south of the country; and a team of 10 nurses and 17 patients of a pain unity of an oncologic hospital. The method used was Grounded Theory, as viewed by Kathy Charmaz. The main techniques of data collection were intensive interviews and participant observation, including also documental analysis. Of the results obtained we highlight the following: Nurses use unconventional therapeutic modalities of several types, namely environmental, manipulative, mental-cognitive, energetic and relationship-related. They also use themselves as therapeutic tools, through a particular type of presence and touch. The physical, social and legal/normative environments condition the practice of these modalities; of the modes of action, we highlight the importance they attach to the ethical aspects; the concealment / hiding of these practices from the other health team members; the disassembling and recombination of various techniques used, which results in the individualization of the care process. The nurses identify a sense of high conceptual coherence of this type of therapeutic modalities with nursing, which results in their openness to integrate them in the care process. They reiterate the importance of teaching these treatment modalities as an integral part of nurse training, as they assess its results as having high therapeutic interest, which is widely supported by users. We draw attention to indicators of physiological, behavioral and well-being results.
Descrição: Tese de doutoramento, Enfermagem, Universidade de Lisboa, com a participação da Escola Superior de Enfermagem, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/5434
Appears in Collections:REIT - Teses de Doutoramento (Enfermagem)

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