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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5441

Título: Exploração de técnicas para a representação de pontos de interesse em mapas
Autor: Gil, Filipe João Cerdeira
Orientador: Cláudio, Ana Paula Boler, 1959-
Palavras-chave: Pontos de interesse
Relevância
Variáveis visuais
Ícones
Aplicações geo-referenciadas
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: O uso de aplicações geo-referenciadas é cada vez maior e as ferramentas que nos permitem saber onde se encontram pontos de interesse estão cada vez mais desenvolvidas. Contudo, nem todas chegam ao utilizador da melhor maneira por não recorrerem a representações gráficas que transmitam do melhor modo a informação. Neste trabalho tentei perceber o que aos olhos de um utilizador tem maior e menor importância, resultando na identificação de boas práticas e directivas para a produção de símbolos gráficos (ícones) que representam pontos de interesse relevantes sobre um mapa, quando se usam computadores de secretária ou portáteis, dispositivos em que o espaço de representação não é uma restrição significativa. Recorrendo a utilizadores reais, testei a eficácia de um conjunto de símbolos gráficos criteriosamente escolhidos e pude extrair um conjunto de conclusões. O protótipo interactivo implementado, no contexto do qual os testes tiveram lugar, incorpora um mecanismo de filtragem que determina os pontos de interesse que são efectivamente relevantes para o utilizador, calcula os correspondentes níveis de relevância e associa um símbolo gráfico a cada nível.
Geo-referenced applications and tools that show us the location of points of interest on maps have been increasingly developed. However, these not always meet the user’s needs, owing to some lack of efficiency of graphic representations. In this work I tried to find out what really is meaningful to the user an captures his attention, in order to identify good practices and guidelines for the production of graphic symbols to be displayed on maps in applications running on desktop computers or laptops, where the representation space isn’t really at a premium. With the help of real users, I tested the effectiveness of a set of carefully chosen graphic symbols and I was able to derive some conclusions. The implemented interactive prototype, which was used for the tests, incorporates a filtering mechanism that determines the points of interest that are actually relevant for the user, calculates the corresponding levels of relevance and associates a graphic symbol to each level.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado em Engenharia Informática (Engenharia de Software), apresentado à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/5441
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