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Title: Maltrato entre alunos do ensino básico: Análise em função do rendimento e da disrupção escolar
Authors: Quental, Carina
Veiga, Feliciano
Keywords: Maltrato
Agressividade
Bullying
Rendimento Escolar
Disrupção Escolar
Issue Date: 2010
Citation: Quental, C.& Veiga, F. (2010). Maltrato entre alunos do ensino básico: Análise em função do rendimento e da disrupção escolar. Actas do XVII Colóquio AFIRSE: A escola e o mundo do trabalho, Lisboa, Portugal.
Abstract: O estudo teve como objectivo analisar o maltrato (vitimação) entre pares no Ensino Básico, especificamente no 4º e 6º ano de escolaridade. A amostra foi constituída por 351 sujeitos, de duas escolas do Concelho da Amadora. Para a avaliação da vitimação, foi utilizado, como instrumento, o “Peer Victimization Scale”, recentemente adaptado para Portugal por Veiga (2007). A disrupção escolar foi avaliada com a “Escala de Disrupção Escolar Professada pelos Alunos”, de Veiga (1996, 2009). Os resultados aqui apresentados dizem respeito às seguintes questões de estudo: Q1 - Como se distribuem os alunos por aspectos específicos da vitimação, em termos de baixa ou elevada ocorrência? Q2 - Será que existem diferenças significativas, na vitimação, entre alunos com rendimento escolar baixo e alto? Q3 - Que relação existe entre os aspectos da vitimação e os aspectos da disrupção do aluno? Q4 - Que relação existe entre os itens da agressividade e os aspectos da disrupção do aluno? A análise dos resultados permitiu encontrar informação útil acerca da maneira como se distribuem os alunos por aspectos específicos da vitimação, bem como relações, no sentido esperado, entre a vitimização e as variáveis rendimento escolar, e disrupção dos alunos. O estudo inclui a discussão dos resultados e a sua comparação com outras investigações, sugerindo a necessidade de novas pesquisas, em função de novas variáveis e ao longo da escolaridade.
Cette étude visait à examiner la victimisation (maltraitance) entre pairs à l'école primaire, en particulier pour les élèves du CM2 et 5e de scolarité. L'échantillon se composait de 351 sujets provenant de deux écoles de la municipalité d'Amadora. Pour l'évaluation de la victimisation, on a utilisé la « Peer Victimization Scale », récemment adaptée pour le Portugal par Veiga (2007). La disruption scolaire a été évaluée avec la “Escala de Disrupção Escolar Professada pelos Alunos” élaborée par Veiga (1996, 2009). Les résultats présentés concernent l'étude des questions suivantes: Q1 - Quelle est la distribution des étudiants en aspects spécifiques de la victimisation en termes de résultats faibles ou hauts? Q2 – Y-a-t-il des différences significatives dans la victimisation avec des élèves ayant un faible et un bon rendement scolaire ? Q3 - Quelle est la relation entre les aspects de la victimisation et les aspects de la disruption de l'élève? Q4 - Quelle est la relation entre les éléments de l'agression et les aspects de la disruption de l'élève? Les résultats ont permis de trouver des informations utiles sur la façon dont les élèves sont distribués pour des aspects spécifiques de la victimisation, sur les relations dans le sens attendu entre la victimisation et les variables de la performance scolaire ainsi que sur la disruption scolaire des élèves. L'étude comporte une analyse des résultats et des comparaisons avec d'autres recherches, ce qui suggère le besoin de recherches supplémentaires, en fonction de nouvelles variables au long de la scolarité.
Peer Reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/5450
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