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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5477

Título: Educação matemática no pré-escolar : significação para uma comunidade de etnia cigana
Autor: Madureira, Liliana Elisa Pereira, 1979-
Orientador: Oliveira, Hélia Margarida Aparício Pintão de, 1965-
Palavras-chave: Didáctica da matemática
Comunidade cigana
Educação matemática
Educação pré-escolar - Portugal
Teses de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: A motivação para o desenvolvimento do presente estudo deve-se à falta de informação actualizada em Portugal sobre a cultura da comunidade cigana relativamente à educação pré-escolar e, em particular, sobre a educação matemática em idade pré-escolar. Conhecer esta significação é basilar para a implementação de respostas educativas que ajudem a aumentar a taxa de sucesso dos alunos pertencentes a esta comunidade. À luz de um conhecimento histórico sobre esta etnia, de conhecimentos sobre educação matemática pré-escolar e de uma semiótica que ajuda a interpretar a significação destes signos – Educação Matemática, Pré-escolar e Comunidade Cigana – concretizou-se o presente estudo, de cariz etnográfico, num paradigma qualitativo. O mesmo contou com uma permanência no terreno de um ano lectivo, concretizando-se em visitas regulares ao jardim-de-infância mas, também, encontros com os moradores ou reuniões com elementos da comunidade educativa da freguesia. Estes encontros permitiram recolher dados sobre os conhecimentos matemáticos, ao nível do pré-escolar, de alunos e familiares, bem como outros conhecimentos valorativos que clarificam a relação de todos com a escola, e em especial com o Jardim-de-Infância. Mas também outras informações por parte da comunidade educativa que podem promover alterações à significação dada pela comunidade, pois depende também das relações que se estabelecem a valorização que se atribui. Os dados recolhidos foram sendo registados ao longo das visitas num diário de bordo, que sustentou a escrita da presente investigação. Estes dados revelam-nos que os problemas de insucesso estão intimamente ligadas a questões básicas de saúde ou de abordagens pedagógicas, e estes podem ser minimizados através de respostas educativas de proximidade, onde escola e família trabalham concertadamente na educação de suas crianças.
The motivation for the development of this study comes from the lack of updated information on the gypsies’ culture, namely on their pre-education in kindergartens and most specifically on the teaching of Maths in these early ages. To be well aware of the situation is fundamental if we wish to design adequate educative answers that can help the children of this community to succeed. Bearing in mind the historical information on the gypsy community, the knowledge on Maths teaching in kindergarten and some semiotics help that can contribute to the interpretation of the signs – Maths education, pre-schooling and gypsy community – this study, with ethnographic features, was elaborated in a paradigm of quality. To accomplish this aim, a close accompaniment of the development of an entire school year was fundamental both by visiting the kindergarten regularly and through many meetings with the parents and other inhabitants of the neighbourhood or with other educational actors in the municipality. These meetings permitted the collecting of a significant number of data on learners’ Maths knowledge in kindergarten (and of their relatives) as well as some other relevant knowledge that helps to clarify their relationship with school in general and with kindergarten in particular. They also were very useful because they added some other information, from the educational community, that can contribute to the changing of the gypsy’s community understanding of schooling, as it depends on the relations established with them and on the value given to learning, The collected data were registered in a casebook that supported the writing of this investigation. The data show that failure problems are intimately connected with basic health questions or dependant on pedagogical approaches and that they can be minimized by making use of educative answers of proximity where school and families work together in benefit of their children.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Didáctica da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5477
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