Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
Unidade Orgânica da Educação (FPCE - UOE) >
GI Desenv. Curricular, Avaliação Educ., Tec. Educativas (FPCE-UOE-DCAETE) >
FPCE-UOE-DCAETE- Outros >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5505

Título: Questões críticas da avaliação para as aprendizagens. Relatório de disciplina apresentado no âmbito das provas de agregação
Autor: Fernandes, Domingos
Palavras-chave: Avaliação Educacional
Avaliação Formativa
Avaliação para as Aprendizagens
Teoria da Avaliação
Avaliação das Aprendizagens
Avaliação Interna
Teoria da Atividade
Avaliação Externa
Issue Date: 2007
Citação: Fernandes, D. (2007). Questões críticas da avaliação para as aprendizagens. Relatório de disciplina apresentado no âmbito das provas de agregação. Universidade de Lisboa. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.
Resumo: Este relatório, para além da Introdução, foi organizado em cinco secções principais. Na segunda, intitulada Para Uma Fundamentação Da Disciplina, faz-se uma discussão crítica e reflexiva acerca de um conjunto de questões relativas ao domínio da avaliação formativa, incidindo particularmente nas que parecem estar na linha da frente das prioridades de investigação e de desenvolvimento teórico. Ainda nesta secção discutem-se muito sucintamente resultados de duas investigações em que se fez uma síntese de 59 artigos e de 34 livros de autores portugueses, que incidiam sobre avaliação, publicados nos últimos 25 anos. Na terceira secção, designada por Apresentação E Discussão Do Programa, são apresentados e discutidos os diferentes elementos do programa tais como os seus objectivos, temas e conteúdos, organização das sessões de trabalho, tarefas propostas aos alunos e avaliação. É nesta secção que se apresentam e discutem os contornos essenciais de desenvolvimento do programa, nomeadamente as dinâmicas de sala de aula que se imprimem, o papel dos alunos e do docente, assim como o ambiente e/ou clima de trabalho que normalmente se desenvolve numa disciplina desta natureza ao nível de um programa de mestrado. Na quarta secção, Reflexões E Considerações Finais, apresenta-se uma síntese crítica e interpretativa do relatório. Finalmente, na quinta secção, apresenta-se a lista de Bibliografia e Referências.
URI: http://hdl.handle.net/10451/5505
Appears in Collections:FPCE-UOE-DCAETE- Outros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
CapasÍndicesListas.pdfCapa, Índice, Listas de Figuras e Quadros117,78 kBAdobe PDFView/Open
RelatórioFinal.pdfCorpo do Relatório da Disciplina de "Questões críticas da avaliação para as aprendizagens"783,15 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE