Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
Unidade Orgânica da Educação (FPCE - UOE) >
GI Desenv. Curricular, Avaliação Educ., Tec. Educativas (FPCE-UOE-DCAETE) >
FPCE-UOE-DCAETE- Outros >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5505

Título: Questões críticas da avaliação para as aprendizagens. Relatório de disciplina apresentado no âmbito das provas de agregação
Autor: Fernandes, Domingos
Palavras-chave: Avaliação Educacional
Avaliação Formativa
Avaliação para as Aprendizagens
Teoria da Avaliação
Avaliação das Aprendizagens
Avaliação Interna
Teoria da Atividade
Avaliação Externa
Issue Date: 2007
Citação: Fernandes, D. (2007). Questões críticas da avaliação para as aprendizagens. Relatório de disciplina apresentado no âmbito das provas de agregação. Universidade de Lisboa. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.
Resumo: Este relatório, para além da Introdução, foi organizado em cinco secções principais. Na segunda, intitulada Para Uma Fundamentação Da Disciplina, faz-se uma discussão crítica e reflexiva acerca de um conjunto de questões relativas ao domínio da avaliação formativa, incidindo particularmente nas que parecem estar na linha da frente das prioridades de investigação e de desenvolvimento teórico. Ainda nesta secção discutem-se muito sucintamente resultados de duas investigações em que se fez uma síntese de 59 artigos e de 34 livros de autores portugueses, que incidiam sobre avaliação, publicados nos últimos 25 anos. Na terceira secção, designada por Apresentação E Discussão Do Programa, são apresentados e discutidos os diferentes elementos do programa tais como os seus objectivos, temas e conteúdos, organização das sessões de trabalho, tarefas propostas aos alunos e avaliação. É nesta secção que se apresentam e discutem os contornos essenciais de desenvolvimento do programa, nomeadamente as dinâmicas de sala de aula que se imprimem, o papel dos alunos e do docente, assim como o ambiente e/ou clima de trabalho que normalmente se desenvolve numa disciplina desta natureza ao nível de um programa de mestrado. Na quarta secção, Reflexões E Considerações Finais, apresenta-se uma síntese crítica e interpretativa do relatório. Finalmente, na quinta secção, apresenta-se a lista de Bibliografia e Referências.
URI: http://hdl.handle.net/10451/5505
Appears in Collections:FPCE-UOE-DCAETE- Outros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
CapasÍndicesListas.pdfCapa, Índice, Listas de Figuras e Quadros117,78 kBAdobe PDFView/Open
RelatórioFinal.pdfCorpo do Relatório da Disciplina de "Questões críticas da avaliação para as aprendizagens"783,15 kBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia