Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/5514
Título: A entrada na profissão docente : contributos para uma reflexão sobre o período de indução
Autor: Marques, Diana Filipa Antunes, 1985-
Orientador: Reis, Pedro Guilherme Rocha dos, 1965-
Palavras-chave: Professores principiantes
Carreira docente
Indução
Desenvolvimento profissional
Teses de mestrado - 2011
Data de Defesa: 2011
Resumo: Esta investigação pretende analisar a entrada na carreira docente, procurando identificar os constrangimentos, descrever e compreender os processos que limitam ou facilitam a inserção dos professores do 1.º CEB quando iniciam a sua carreira. Destas finalidades, emergiram as seguintes questões que, no seu conjunto, orientaram o desenvolvimento deste estudo: 1) Quais os constrangimentos (dúvidas, dificuldades, medos e problemas) que se colocam ao professor neófito do 1.º CEB à entrada na profissão? 2) Quais as soluções e/ou mecanismos/estratégias de resposta que os professores identificam como sendo eficazes para colmatar os constrangimentos à entrada na Profissão? 3) Como actuam os professores experientes para inserirem nos seus contextos de trabalho os novos professores? 4) Quais as características dos contextos de trabalho que se revelam facilitadoras e/ou constrangedoras da inserção dos novos professores na profissão? No que respeita às opções metodológicas, este estudo centra-se num paradigma interpretativo, com recurso particular à metodologia survey. O instrumento de recolha de dados utilizado foi o questionário. A análise dos dados obtidos, muito embora modelada pelo referencial teórico, seguiu os passos recomendados para a análise de conteúdo. Os resultados do estudo evidenciam os problemas experimentados pelos professores em início de carreira, dos quais se destacam problemas relacionados com a sala de aula e com a escola (relação com colegas, com os membros da direcção e com os encarregados de educação). Para ultrapassar os constrangimentos, os participantes identificaram várias soluções, das quais se salientam a necessidade de uma boa relação com os pares e a importância da criação de um programa de socialização, apoio e acompanhamento por parte de um tutor. As soluções apresentadas vão ao encontro das investigações, reforçando a necessidade da criação do período de indução que, em Portugal, coincide com o período probatório.
This research intends to analyse the constraints upon entry into the teaching profession, and to describe and understand the processes that limit or facilitate the insertion of the primary school teachers when they start their career. From these aims the following questions, that guide the development of this study, emerge: 1) What constraints (doubts, difficulties, fears and problems) face the primary school teachers on entry into the profession? 2) What are the solutions and/or coping mechanisms/ strategies that teachers identify as being effective in addressing the constraints on entry into the profession? 3) What do experienced teachers do to assist new teachers on their arrival at a new school? 4) What can be identified as a help or a hindrance to the integration of the newly qualified teacher in their new school environment? As far as methodological options are concerned, this study centres on an interpretative paradigm, focussing in particular on survey methodology. The collection instrument used was the questionnaire. The analysis which accompanied the collation of data, although modelled by theoretical reference, followed the recommended steps for content analysis. The study results highlight the problems experienced by teachers early on in their career, of which the most prominent problems relate to classroom and school (relationships with peers, management and parents). In order to overcome these problems, participants identified several solutions, which emphasise the need for a good relationship with peers and the importance of creating a program of socialisation, support and monitoring by a tutor. Previous research in this field indentifies the need for an induction for newly qualified teachers. This induction in Portugal coincides with the probationary period.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/5514
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

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