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Título: Os instrumentos de regulação baseados no conhecimento: o caso do Programme for International Student Assessment (PISA)
Outros títulos: Knowledge-based regulation tools (KRT): the programme for international student assessment (PISA) case
Autor: Costa, Estela
Afonso, Natércio
Palavras-chave: Instrumentos de regulação baseados no conhecimento
PISA
Regulação
Políticas educativas
Data: 2009
Editora: CEDES
Citação: Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 109, p. 1037-1055, set./dez. 2009
Resumo: Este artigo inscreve-se na temática dos novos modos de regulação da educação, em particular nos instrumentos de políticas públicas. No quadro da instrumentação da acção pública, a atenção recai nos instrumentos de regulação baseados no conhecimento (Knowledge-based Regulation Tools [KRT]). Na verdade, a economia mundial fundamenta-se, cada vez mais, no conhecimento, o qual emerge como instrumento de política, regulando os actores sociais e legitimando a decisão política. O Programme for International Student Assessment (PISA), da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), foi o instrumento escolhido como passível de configurar um KRT. O texto baseiase em seis estudos de caso, assentes em entrevistas e análise documental. Intentando na circulação e no uso do PISA, na Bélgica, Escócia, França, Hungria, Portugal e Roménia, procuramos demonstrar que o PISA se afirma como um KRT, provando a relação circular entre conhecimento e política, dado que, como instrumento de política, produz conhecimento e, como instrumento científico, produz política
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/5520
ISSN: 0101-7330
Versão do Editor: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302009000400006
Aparece nas colecções:FPCE-UOE-PAEFA- Artigos em Revistas Internacionais

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