Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/5527
Título: Algumas reflexões acerca dos saberes dos alunos em Portugal
Autor: Fernandes, Domingos
Palavras-chave: Avaliação Educacional
Avaliação Formativa
Avaliação Sumativa
Avaliação das Aprendizagens
Avaliação Externa
Avaliação Interna
Data: 2008
Editora: Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES), Campinas, Brasil
Citação: Fernandes, D. (2008). Algumas reflexões acerca dos saberes dos alunos em Portugal. Educação & Sociedade, v. 29, 102, pp. 275-287.
Resumo: A principal finalidade deste artigo é a de discutir questões que estão relacionadas com o processo de determinar o que os alunos sabem e são capazes de fazer no contexto do sistema educativo português. Tal processo, por norma, está demasiado dependente das avaliações externas (e.g., exames nacionais estandardizados), cujas limitações estão bem identificadas na literatura. É necessário integrar e ter na devida conta as avaliações internas porque a sua natureza tem o potencial para nos proporcionar uma compreensão mais abrangente e mais profunda acerca do que os alunos sabem. A discussão das principais características das avaliações externas permitiu elaborar reflexões acerca de alguns desafios contemporâneos que têm de ser enfrentados pela sociedade portuguesa.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/5527
ISSN: 0101-7330
1678- 4626
Aparece nas colecções:FPCE-UOE-DCAETE- Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Algumas Reflexões Acerca dos Saberes dos Alunos em Portugal.pdf941,21 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.