Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5527
Title: Algumas reflexões acerca dos saberes dos alunos em Portugal
Author: Fernandes, Domingos
Keywords: Avaliação Educacional
Avaliação Formativa
Avaliação Sumativa
Avaliação das Aprendizagens
Avaliação Externa
Avaliação Interna
Issue Date: 2008
Publisher: Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES), Campinas, Brasil
Citation: Fernandes, D. (2008). Algumas reflexões acerca dos saberes dos alunos em Portugal. Educação & Sociedade, v. 29, 102, pp. 275-287.
Abstract: A principal finalidade deste artigo é a de discutir questões que estão relacionadas com o processo de determinar o que os alunos sabem e são capazes de fazer no contexto do sistema educativo português. Tal processo, por norma, está demasiado dependente das avaliações externas (e.g., exames nacionais estandardizados), cujas limitações estão bem identificadas na literatura. É necessário integrar e ter na devida conta as avaliações internas porque a sua natureza tem o potencial para nos proporcionar uma compreensão mais abrangente e mais profunda acerca do que os alunos sabem. A discussão das principais características das avaliações externas permitiu elaborar reflexões acerca de alguns desafios contemporâneos que têm de ser enfrentados pela sociedade portuguesa.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/5527
ISSN: 0101-7330
1678- 4626
Appears in Collections:FPCE-UOE-DCAETE- Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Algumas Reflexões Acerca dos Saberes dos Alunos em Portugal.pdf941,21 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.