Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
Unidade Orgânica da Educação (FPCE - UOE) >
GI Desenv. Curricular, Avaliação Educ., Tec. Educativas (FPCE-UOE-DCAETE) >
FPCE-UOE-DCAETE- Capítulos de Livros >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5528

Título: Avaliação, aprendizagens e currículo: Para uma articulação entre investigação, formação e práticas
Autor: Fernandes, Domingos
Palavras-chave: Avaliação Educacional
Desenvolvimento Curricular
Aprendizagens
Currículo
Formação de Professores
Investigação em Educação
Avaliação das Aprendizagens
Avaliação para as Aprendizagens
Práticas de Avaliação
Práticas de Ensino
Issue Date: 2006
Editora: Fundação Editora da Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Citação: Fernandes, D. (2006). Avaliação, aprendizagens e currículo: Para uma articulação entre investigação, formação e práticas. In Raquel Barbosa (Org.), Formação de educadores: Artes e técnicas – Ciências e políticas, pp. 15-36. São Paulo: Editora UNESP.
Resumo: Neste capítulo, a avaliação e o seu lugar e papel nos processos de educação e de formação, acaba por constituir, num certo sentido, um pretexto para que se discutam, analisem, ou simplesmente sinalizem, questões relacionadas com a aprendizagem, a formação de professores, a investigação e as práticas escolares. No entanto, dir-se-ia que, apesar de não constituir o foco deste trabalho, a aprendizagem acaba por estar no centro de todas as considerações e discussões que se fazem a propósito da avaliação porque esta só verdadeiramente existe e faz sentido em função daquela. Por outro lado, as elaborações que se fazem relativamente à democratização dos sistemas educativos, ao desenvolvimento curricular, à formação de professores ou à articulação entre formação, investigação e práticas têm também subjacente a centralidade das aprendizagens em qualquer destes processos.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/5528
ISBN: 8571397023
Appears in Collections:FPCE-UOE-DCAETE- Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Avaliação, aprendizagens e currículo- Para uma articulação entre investigação, formação e práticas.pdf224,49 kBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia