Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
Unidade Orgânica da Educação (FPCE - UOE) >
GI Desenv. Curricular, Avaliação Educ., Tec. Educativas (FPCE-UOE-DCAETE) >
FPCE-UOE-DCAETE- Capítulos de Livros >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5528

Título: Avaliação, aprendizagens e currículo: Para uma articulação entre investigação, formação e práticas
Autor: Fernandes, Domingos
Palavras-chave: Avaliação Educacional
Desenvolvimento Curricular
Aprendizagens
Currículo
Formação de Professores
Investigação em Educação
Avaliação das Aprendizagens
Avaliação para as Aprendizagens
Práticas de Avaliação
Práticas de Ensino
Issue Date: 2006
Editora: Fundação Editora da Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Citação: Fernandes, D. (2006). Avaliação, aprendizagens e currículo: Para uma articulação entre investigação, formação e práticas. In Raquel Barbosa (Org.), Formação de educadores: Artes e técnicas – Ciências e políticas, pp. 15-36. São Paulo: Editora UNESP.
Resumo: Neste capítulo, a avaliação e o seu lugar e papel nos processos de educação e de formação, acaba por constituir, num certo sentido, um pretexto para que se discutam, analisem, ou simplesmente sinalizem, questões relacionadas com a aprendizagem, a formação de professores, a investigação e as práticas escolares. No entanto, dir-se-ia que, apesar de não constituir o foco deste trabalho, a aprendizagem acaba por estar no centro de todas as considerações e discussões que se fazem a propósito da avaliação porque esta só verdadeiramente existe e faz sentido em função daquela. Por outro lado, as elaborações que se fazem relativamente à democratização dos sistemas educativos, ao desenvolvimento curricular, à formação de professores ou à articulação entre formação, investigação e práticas têm também subjacente a centralidade das aprendizagens em qualquer destes processos.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/5528
ISBN: 8571397023
Appears in Collections:FPCE-UOE-DCAETE- Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Avaliação, aprendizagens e currículo- Para uma articulação entre investigação, formação e práticas.pdf224,49 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia