Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/5540
Título: Avaliação das aprendizagens em Portugal: Investigação e teoria da actividade
Autor: Fernandes, Domingos
Palavras-chave: Avaliação Educacional
Avaliação Formativa
Práticas de Avaliação
Avaliação para as Aprendizagens
Investigação em Avaliação
Teoria da Atividade
Desenvolvimento Curricular
Teoria da Avaliação
Data: 2009
Editora: Unidade de Investigação & Desenvolvimento em Ciências da Educação
Citação: Fernandes, Domingos (2009). Avaliação das aprendizagens em Portugal: investigação e teoria da actividade. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 09, pp.87‑100. Consultado em [mês, ano] em http://sisifo.fpce.ul.pt
Resumo: A partir de seis sínteses de literatura que abrangem praticamente toda a investigação em avaliação das aprendizagens realizada em Portugal nas últimas três décadas, o autor faz uma caracterização global dessa investigação, referindo alguns dos seus principais resultados. Verificou‑se que a grande maioria das investigações utilizou as concepções e/ou as acções e práticas do professor como unidade de análise. Os dados foram recolhidos através de inquéritos por entrevista ou por questionário, sendo muito raras as situações em que os investigadores obtiveram informação no contexto das salas de aula para poder relacionar os seus elementos fundamentais (e.g., tarefas, alunos, professores, processos, resultados). É neste enquadramento que se discute a relevância de se considerar a sala de aula como unidade de análise e como sistema de actividade para que seja possível compreender de forma mais sistémica, integrada e profunda, as práticas de avaliação dos professores e, sobretudo, as mudanças que podem ocorrer nas salas de aula. Surge então uma discussão acerca dos fundamentos ontológicos, epistemológicos e metodológicos da teoria da actividade que estão na base de uma racionalidade alternativa ao positivismo e a certas formas de construtivismo. O artigo conclui com um conjunto de reflexões/recomendações relativas à melhoria da investigação em avaliação das aprendizagens e ao papel que a teoria da actividade pode desempenhar nesse esforço de melhoria.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/5540
ISSN: 1646‑4990
Versão do Editor: http://sisifo.fpce.ul.pt
Aparece nas colecções:FPCE-UOE-DCAETE- Artigos em Revistas Nacionais

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