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Título: Práticas de professores de educação física no contexto da avaliação inicial numa escola secundária do concelho de Lisboa
Autor: Fialho, Nuno Miguel Grilo
Fernandes, Domingos
Palavras-chave: Avaliação Educacional
Avaliação Formativa
Avaliação para as Aprendizagens
Avaliação das Aprendizagens
Avaliação Inicial
Avaliação Sumativa
Ensino Secundário
Educação Física
Práticas de Avaliação
Desenvolvimento Curricular
Issue Date: 2011
Editora: Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, Brasil
Citação: Fialho, N. e Fernandes, D. (2011). Práticas de professores de educação física no contexto da avaliação inicial numa escola secundária do concelho de Lisboa. Meta:Avaliação/Fundação Cesgranrio/Rio de Janeiro, v. 3. n.º 8, pp. 168-191.
Resumo: O currículo português de Educação Física prevê uma Avaliação Inicial que deve ocorrer  nas primeiras semanas do ano letivo e constituir um processo essencial para que as  escolas tenham um papel primordial na organização do ensino. O principal objetivo  deste estudo era pesquisar práticas de professores no período previsto para a Avaliação  Inicial e as suas possíveis relações com a organização e o desenvolvimento do ensino  daquela disciplina. Para concretizar este objetivo realizou‐se um estudo de natureza  qualitativa e descritiva numa escola do ensino secundário do concelho de Lisboa em que  participaram  voluntariamente  três  professores  de  Educação  Física.  Os  dados  da  pesquisa,  que  foram  objeto  de  análise  de  conteúdo,  foram  obtidos  através  de  documentos oficiais da escola, de entrevistas aos professores e aos alunos participantes,  de observações de aulas e de reuniões de professores e de notas de campo. Dois dos  principais resultados do estudo foram os seguintes: a) os professores centraram o seu  trabalho de Avaliação Inicial na verificação do nível de desempenho dos alunos nas  Áreas Matérias e Aptidão Física, utilizando um maior número de aulas na avaliação das  Matérias que os alunos tinham escolhido; e b) as práticas de avaliação dos professores  eram,  no  geral,  de  referência  criterial,  utilizando  critérios  para  cada  Nível  de  especificação das Matérias (e.g., andebol, ténis de mesa, ginástica de solo, basquetebol)  e critérios específicos da bateria de testes do Fitnessgram. Estes e outros resultados  permitiram concluir que o processo de Avaliação Inicial teve um papel relevante no  desenvolvimento  do  currículo  de  Educação  Física  porque  influenciou  as  práticas  pedagógicas que ocorreram nas aulas; contribuiu para reorientar o ensino ajustando‐o  aos objetivos a atingir; e induziu a participação ativa dos alunos nas suas aprendizagens. 
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/5542
ISSN: 2175-2753
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