Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
Unidade Orgânica da Educação (FPCE - UOE) >
GI Desenv. Curricular, Avaliação Educ., Tec. Educativas (FPCE-UOE-DCAETE) >
FPCE-UOE-DCAETE- Artigos em Revistas Internacionais >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/5544

Título: A universidade perante os desafios da educação escolar e da formação de professores
Autor: Fernandes, Domingos
Palavras-chave: Formação de Professores
Ensino Universitário
Educação
Formação
Issue Date: 2006
Editora: Universidade Federal de Mato Grosso
Citação: Fernandes, D. (2006). A universidade perante os desafios da educação escolar e da formação de professores. Revista de Educação Pública, v.15, 28, pp. 11-28.
Resumo: Neste artigo analisam-se e discutem-se desenvolvimentos da investigação educacional, desafios da educação escolar contemporânea no domínio das aprendizagens, do currículo e da avaliação e a consequente necessidade de as universidades alterarem os actuais programas de formação de professores para os ensinos básico e secundário. Defende-se que a formação de professores não é um mero problema técnico, mas científico, tecnológico, pedagógico e social. Mas é também um problema ético da maior relevância. Por outro lado, considera-se que a formação de professores tem de ser um sistema mais aberto, dinâmico e integrado, partindo de um processo contínuo de desenvolvimento profissional.
This paper analyses and discusses research developments on education, some challenges of contemporary schooling in the fields of learming, curriculum, and assessment as well as the need for universities to change the current programs on teacher education (elementary and secondary school teachers). The author argues that teacher education is not a mere technical problem. Besides, he sustains that beyond being a scientific, technological, social and pedagogical problem the education of teachers is also a quite relevant ethical problem. On the other hand, the author states that teacher education must be an open, dynamic, and integrated system, that is part of a continuous process of professional development.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/5544
ISSN: 0104-5962
Appears in Collections:FPCE-UOE-DCAETE- Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Auniversidade perante os desafios da educação escolar e da formação de professores.pdf205,91 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE